quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nostalgia



CONFEITARIA COLOMBO



SINOPSE




"A Confeitaria Colombo,memória viva da bela época do Rio Antigo,ela foi fundada em 1849 pelos portugueses Joaquim Borges de Meirelles e Manoel José Lebrão, este último criador da célebre frase "o cliente tem sempre razão".Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio de Janeiro, a Casa ultrapassou a barreira do centenário, continuando como um dos pontos culturais e turísticos mais famosos da Cidade Maravilhosa.A decoração Art Nouveau de 1913, seus amplos salões com espelhos belgas, molduras e vitrines em jacarandá, bancadas de mármore italiano e belíssimo mobiliário compõem um ambiente de sofisticada beleza.

Notabilizou-se como ponto de encontro, trabalho e boêmia de políticos, jornalistas,poetas, literatos e artistas. Serviu banquetes a visitantes ilustres, como o rei Alberto da Bélgica, em 1920,e a rainha Elizabeth da Inglaterra,em 1968.Foi palco de muitas rodas, sendo a mais famosa a dos intelectuais, da qual fazia parte Olavo Bilac.Quase todos os presidentes marcaram presença na roda dos políticos, entre eles Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.Politícos como Carlos Lacerda e Negrão de Lima freqüentaram a Colombo. Os cartolas de futebol também eram clientes.O Clube Vasco da Gama teve mesa cativa por muitos anos e a do Flamengo permanece há mais de meio século.

Havia outras rodas,como a das senhoras e suas famílias,no chá das cinco, e das cocottes com seus coronéis à noite, criando um ambiente alegre e divertido.Aqui desfilavam roupas e cores, modismos e as novas tecnologias como elevador, energia por geração e fogão a gás.

A partir da década de 30 esteve presente nos famosos bailes de carnaval do Teatro Municipal e a marchinha "Sassaricando",de 1952,imortalizou a figura do "velho na porta da Colombo".No ano do seu centenário, 1994, foi tema de samba-enredo da Escola Império da Tijuca,do então carnavalesco, Miguel Falabella, com a música "No Sassarico da Colombo"."







Fonte:Sinopse oferecido pela Confeitaria Colombo.

http://www.confeitariacolombo.com.br/






















2 comentários:

  1. Olá Miguxa!
    Como de costume, estou fazendo um "tour" pelos blogs amigos.
    É uma pena, mas estou com sérias dificuldades no diHITT. Está difícil de entrar, comentar, votar, etc...
    Além disso, acabou a minha moleza. Voltei ao trabalho.
    Mas, com certeza, de vez em quando passarei aqui para dar um alô.
    Uma ótima semana!!!!!

    Sumy

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Querida amiga,obrigada pela visita.
    Poxa!O que será que houve?Você já falou com Pablo?(MSN)
    Entendo,tenha um excelente retorno.
    Sumy,irei no seu blog hoje sem falta.

    Tenha uma semana maravilhosa!
    Rosemary

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails