quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Curso de Ilustração Botânica




cabeçalho
Uma década do curso de Ilustração Botânica em exposição
Ilustração botânicaDe 17 de janeiro a 4 de fevereiro, o Centro de Visitantes expõe obras de 21 ilustradores botânicos que fizeram a história do curso oferecido pela Escola Nacional de Botânica Tropical. O público pode apreciar 47 trabalhos em aquarela, nanquim e grafite dos professores Paulo Ormindo e Maria Helena (Malena) Barretto, de artistas convidados que se formaram no curso, muitos dos quais também estagiaram no JBRJ, e de alunos da turma de Ilustração Botânica II, do 2º semestre de 2011.
O Centro de Visitantes funciona das 8h às 18h (no período do horário de verão), na Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis.
ENBT e Museu Nacional  oferecem curso de verão em parceria
O curso consta da disciplina Tópicos Especiais - "Diversidade e taxonomia das Lycopodiaceae Neotropicais", e será ministrado de 6 a 14 de fevereiro na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), pelo professor doutor Benjamin Oellgaard, da Aarhus University, Dinamarca. São oferecidas 10 vagas.   
Pré-inscrições até 27 de janeiro 2012. É necessário envio do formulário de pré-inscrição em disciplina, disponível na secretaria virtual do PPG/ENBT, para o email ppgenbt@jbrj.gov.br
A Europa pré-histórica no Arquivo Cine Gaia
O Cine Gaia exibe "Gênesis", primeiro episódio da série "Europa", neste sábado, 21 de janeiro, às 15h. A série cobre três bilhões de anos de transformações daquele continente. Em "Gênesis", são mostradas as evidências de eventos dramáticos que moldaram fantásticas paisagens e a vida selvagem da Europa atual. Voltando no tempo, vemos o território da atual Inglaterra povoado por dinossauros, mares cobrindo parte da França, um deserto no lugar de São Petesburgo e o nascimento do Mar Mediterrâneo.
A exibição acontece no Centro de Visitantes, com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis.
Mostra William Wyler traz Jezebel para o Jardim
JezebelAAJBBette Davis e Henry Fonda protagonizam clássico de 1938, que o Cineclube do Jardim exibe na terça, 24 de janeiro. Baseado em obra de Owen Davis, Sr., Jezebel é ambientado em Nova Orleans no século XIX, na época em que a região era dominada pela aristocracia rural sulista algodoeira, e assolada por surtos de febre amarela. A beleza de Davis, então com 30 anos, ressalta numa atuação que lhe valeu o segundo Oscar. A trilha sonora é assinada por Max Steiner, que recorreu ao repertório sulista com a marca do Negro Spiritual e também das marchas religiosas. 
A exibição, com legendas em português, faz parte da Mostra William Wyler, em cartaz no Cineclube do Jardim, no Centro de Visitantes, sempre às terças-feiras, às 19h. Curadoria de Walter Lima Junior. Acesso pela R. Jardim Botânico, 1008. Entrada e estacionamento grátis no horário da exibição.
Começa nova temporada de Videoconcertos
O primeiro VC de 2012 será apresentado no domingo, 22 de janeiro, às 16h, no Centro de Visitantes. No programa estão o Nonetto de Heitor Villa-Lobos, a Sinfonia em 3 Movimentos de Igor Stravinky, o Concerto de Aranjuez para violão clássico de Joaquím Rodrigo e o balé Rubis, coreografia de George Balanchine sobre música de Stravinsky e interpretação do balé e orquestra da Ópera Nacional de Paris.
O VC consiste na exibição de música e dança em mídias audiovisuais de grande qualidade, com comentários sobre as obras, seus compositores e intérpretes. A série é oferecida pela Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB) com produção e apresentação de Nelson de Franco.
A entrada é gratuita, porém doações voluntárias podem ser feitas para ajudar a cobrir os custos de produção. Serão distribuídas senhas a partir das 15h30. Mais informações pelos telefones  2274-9972  e 9676-3040. O Centro de Visitantes fica na Rua Jardim Botânico, 1008.
O uso das plantas pelos que vieram da África
"O uso das folhas nas religiões afrodescendentes" será o tema abordado por Emanuel Campos Filho e Jaçanã Cardoso Gonçalves na reabertura do ciclo de palestras da Coleção de Plantas Medicinais, em 26 de janeiro. Eles falarão sobre como os sacerdotes africanos evocavam a sabedoria da mãe-natureza para aprender o modo de utilização das plantas, raízes e ervas medicinais.
A palestra começa às 15h no auditório da Coleção Temática de Plantas Medicinais, ao lado do Parque Infantil. Inscrições pelo telefone 2294-6590. Coordenação de Yara Britto e Angela Porto.


Rodapé



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails