quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Eu vi..."









                                                        Eu vi...

    I                                                                        XII

Eu vi... Teus olhos chorarem,                       Eu vi... A montanha fria,

Choro de pura alegria.                                  Estava eu, tremelicando,

Vi... Os fieis a rezarem,                                 Vi... Neve,  e tanta caí,

Preces à Virgem Maria.                                Ouvi, vento assobiando.

 II                                                                       XIII                                                           

Eu vi... Teu largo sorriso,                             Eu vi... Quando o abrir,

Sempre um sorrir de fineza.                         Da linda rosa em botão.

Vi... Teu lar, teu paraíso...                            Vi... O charme do teu, sorrir,

“fartura de pão na mesa”                             É teu sorriso paixão!                                                              

  III                                                                     XIV

Eu vi... Crianças brincarem,                        Eu vi... A água correndo,

Brincadeiras tão sadias.                               Para o mar, água do rio.

Vi... Casais se enlaçarem,                            Vi... Meu canário morrendo,

“bom seria, todos os dias!”                          Da tremedeira, do frio.

  IV                                                                     XV

Eu vi...  Água borbulhar,                             Eu vi... O tiro certeiro,

Borbulhas, tão cristalinas.                           Logo caiu o ladrão.

Vi... Tão pertinho do mar,                           Vi...  Após, o seu coveiro,

A brancura das salinas.                               Lançar a terra ao cachão.

  V                                                                     XVI

Eu vi... A chuva regar,                                Eu vi... O verde dos campos,

Lindo canteiro, só de flores.                        E lá, o trigo dourado.

Vi a toalha enxugar,                                   Vi... Choro de mãe, em prantos,

Não só um, mas dois amores.                      Por seu filho já drogado.

  VI                                                                    XVII

Eu vi... Teus olhos abertos,                          Eu vi... O namoriscar,

Fechados quando no leito.                           “julgavam estar a sós”

Vi... Senti a descoberto,                                Vi... Os dois a copular,

A rigidez do teu peito.                                   E o filho, meses após.

  VII                                                                   XVIII                                                                                     Eu vi... Eram horas mortas,                         Eu vi... Muitas andorinhas

O brilho da lua-cheia.                                  Na primavera, chegarem,

Vi... Após, dentro de portas,                         Vi... Ervas secas, daninhas,

A luz  frouxa da candeia.                             Tantas no bico levaram.

  VIII                                                                 XIX

Eu vi... Nascer os meus filhos,                     Eu vi... Um ninho perfeito,

A mãe, partos, suas dores.                            E do barro, endurecido,

Vi... Lindos olhos, seus brilhos.                   Vi... O casal já no leito,

“são eles nossos amores!”                            O grupinho enternecido.

         -segue, abaixo-                                           -segue abaixo-                         

    X                                                                    XXI

Eu vi... Um pobre chorar                              Queria ver... Sim, também,

Tanto chorava, e só.                                      Nosso mundo unificado,

Vi... O rico barafustar,                                  O sorriso daquela mãe,

Fechou-lhe a porta, sem dó!                         Por seu filho, já curado!

  XI                                                                    XXII

Eu vi... No caramanchão,                           Como eu quero! Quem me dera

O colibri esvoaçar.                                        Viver... Uns aninhos mais,

Vi... Na selva, no seu chão,                           Sabendo da vossa espera:

A jibóia, rastejar.                                           Mais versos deste Zé Pais.

 

                                        

                                                                                Niterói/Dez/2013

                                                                          José Pais de Moura Simões

                                      

                                                                            “aos leitores, feliz 2014”                                                                                                                                                 
Foto: Imagens do Google
 

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails