terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estatuto do Idoso

Dia do Idoso - 1º de Outubro


O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso.
Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Idoso
Foto: Rosemary Quintas
Leia mais:
http://www.senado.gov.br/senado/conleg/Idoso/Assunto/DatasComemorativas.html



Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons.
Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Presidenta foi estudanta ou estudante?




A presidenta foi estudanta?

Uma belíssima aula de Português.
Foi elaborada para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.
Será que está certo?
Acho interessante para acabar com a polêmica de "Presidente ou Presidenta"
Repassando, gostei da aula,
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem a raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". 

Isso não tem cabimento!!Eu já sabia, que o correto é PRESIDENTE.


 Fonte: Recebi essa mensagem por e-mail.


Caro leitor,

Comente. Por favor!

Desde já, o (a) agradeço.
Rosemary Q.


__.

__,_._,___

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ciclo "Cinema e Literatura"





cabeçalho
5/9/2011
Cineclube inicia ciclo "Cinema e Literatura"
Cartaz do filme Guerra e pazO novo ciclo apresentará produções baseadas em clássicos da literatura brasileira e mundial a partir da próxima terça-feira, 6/9. O primeiro filme a ser exibido será o premiado Guerra e Paz (Voina i Mir), do diretor Sergei Bondarchuk, baseado no livro homônimo de Leon Tolstói. A produção foi vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1968. A exibição será dividida em quatro partes, nos dias 6, 13, 20 e 27 de setembro. A primeira parte, "Andrei Bolkonsky", tem 140 minutos. 
Filmado entre 1965 e 1697, Guerra e Paz dá um panorama da Rússia durante a invasão de Napoleão, que causa mudanças irreparáveis na sociedade e na vida das tradicionais famílias aristocráticas Bezukhov, Bolkonski e Rostov. No elenco, Liudimila Savelieva e Sergei Bondarchuk. 
O ciclo continuará até dezembro, com filmes baseados em obras de Victor Hugo, Herman Melville, Daniel Defoe e Mario de Andrade, entre outros. Confira a programação completa no site no JBRJ.
A exibição acontece às 19 horas, no Cineclube do Jardim, que funciona no Centro de Visitantes – Rua Jardim Botânico, nº 1008. Entrada franca, com estacionamento gratuito no horário do Cineclube.


Rodapé


5ª Edição do Dicionário Aurélio


Nós tuitamos, vós tuitais, eles tuitam...
5ª Edição do Dicionário Aurélio registra a palavra “tuitar” e outros verbetes já incorporados ao vocabulário moderno, como “flex”, “test drive” e “ricardão”. 

Curitiba, 03/09/2010 - Se Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, principal lexicógrafo brasileiro – cujo nome virou sinônimo inequívoco da palavra “dicionário” – ainda estivesse vivo, completaria 100 anos em 2010. É possível que ele também fosse uma das grandes celebridades do Twitter, com milhares de seguidores inebriados pelas tuitadas geniais do mestre da Língua Portuguesa. 

O grande escritor e crítico literário alagoano teria, possivelmente, um blog entre os mais lidos da web nacional e um celular provido de tecnologia blue tooth. Sua opinião sobre a popularização dos e-books jamais será desvendada, porém, é de se acreditar que ele lutaria pela imortalidade dos livros impressos. Conjecturas à parte, uma verdade é incontestável: se vivo estivesse, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira conheceria todas essas palavras estrangeiras - já indissociáveis do vocabulário cotidiano atual - agora perpetuadas na 5ª Edição do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, lançada pela Editora Positivo.
 "...As palavras que passaram a fazer parte do mais importante dicionário da Língua Portuguesa vêm de diversas áreas, como informática, biologia, botânica e genética. Confira algumas delas: agrobusiness, allnews, bandeide, barwoman, biojoia, blogar, blue tooth, blu-ray disc, blu-ray player, bollywoodiano, botox, bullying, chef, chocólatra, chororô, ciabatta, combo, cookie, data-show, donut, doula, e-book, ecobag, ecojoia, ecotáxi, ecoturismo, empreendedorismo, Enem, flex, fotolog, glamorizar, hora-aula, hotspot, mix, mochileiro, nerd, odontogeriatria, pet shop, petit gâteau, pop-up, pré-sal, ricardão, saidinha de banco, SAMU, sex shop, tablet, test drive, tuitar. Dentre os novos vocábulos, uma série de estrangeirismos já intrínsecos aos diálogos populares, como ecobag, fotolog, nerd, petit gâteau, pop-up e sex shop..."

Leia mais: http://www.aureliopositivo.com.br/#/Noticia





RIO - Palavras como "periguete", "tuitar" e outras expressões que circulam nas bocas das novas gerações estão entre os 30 mil verbetes do dicionário Aurélio Júnior. O lançamento do manual foi realizado na 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Também foi incorporada ao dicionário um novo significado para o verbo "ficar", que virou "trocar carícias sem compromisso de namoro". Expressões usadas na internet, como "baixar" e "blogar" também ganharam espaço no livro, que foi preparado para atender estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Leia mais: http://br.noticias.yahoo.com/edi%C3%A7%C3%A3o-j%C3%BAnior-dicion%C3%A1rio-aur%C3%A9lio-tem-verbetes-periguete-tuitar-160700390.html

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BALADA PARA ADELINA-Richard Clayderman



Balada para Adelina de Richard Clayderman, vídeo 
ORIGINAL ESTE ES EL VERDADERO VIDEO DE RICHARD CHAYDERMAN 
- BALLADA POUR ADELLINE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails