quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vamos nos espreguiçar?

Caro leitor


Leia os textos abaixo e vamos nos espreguiçar. Combinado?






Hábito de se espreguiçar traz inúmeros benefícios ao corpo
Alongar os membros antes de levantar da cama ajuda na circulação do sangue, na lubrificação das articulações e dá mais disposição para as tarefas do dia a dia
Da Redação do pe360graus.com

Reprodução/TV Globo

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saude/2011/09/12/NWS,538679,4,62,NOTICIAS,766-HABITO-ESPREGUICAR-TRAZ-INUMEROS-BENEFICIOS-CORPO.aspx



Reprodução/TV Globo

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saude/2011/09/12/NWS,538679,4,62,NOTICIAS,766-HABITO-ESPREGUICAR-TRAZ-INUME

Foto: Reprodução/TV Globo


Veja mais...

Vídeo | Espreguiçar-se é o segredo para preparar o corpo para o dia




http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/saude/2011/09/12/VID,23970,4,62,VIDEOS,879-ESPREGUICAR-SEGREDO-PREPARAR-CORPO-DIA.aspx

Se levantar da cama logo depois de acordar é tão automático que muita gente se esquece de preparar o corpo.
Todos os dias, Felipe acorda para ir à escola, se espreguiça rapidinho, meio desajeitado, e corre para o banho. E não é só ele que faz isso. “Na hora de sair está atrasado, vai pegar engarrafamento... Então é trocar de roupa e ir embora. Esqueço o alongamento”, diz o padrasto de Felipe, Luciano Souto.

Levantar da cama logo depois de acordar é tão automático que muita gente se esquece de preparar o corpo para as atividades do restante do dia. Para isso, não é preciso gastar muito tempo. Você pode se espreguiçar, que nada mais é do que um alongamento curto. Essa prática traz inúmeros benefícios, mas, se feita de forma inadequada, pode trazer complicações para a saúde.

Primeiro, é preciso esticar o corpo, ainda deitado. Em seguida, flexionar as pernas e os braços. “Vira de lado, puxa o pé para trás, para despertar, ativar o cérebro e a circulação”, ensina o professor de educação física Paulo Neves. Para se levantar da cama, também devemos ter cuidado: “Devagar, estende o corpo, senta com o corpo reto, puxa os braços para trás. O bocejo nessa hora é bom também”.

Esses cinco minutos que gastamos com estes exercícios simples podem ser feitos por quase todo mundo e são fundamentais para ficar bem o dia inteiro. “Você tem um dia mais disposto, trabalha melhor, estuda melhor. Quando você se espreguiça, você ativa o cérebro, diminui as tensões, melhorar a flexibilidade e lubrifica as articulações”, explica o professor.

O hábito de se espreguiçar é tão importante quando se aquecer antes de começar exercícios físicos. O empresário Tarciso Agostinho sempre se alonga antes de ir caminhar no Parque da Jaqueira. Mas será que ele começa o dia se espreguiçando? “Quase todos os dias. Mas às vezes você acorda atrasado, um pouco tarde, ou por preguiça mesmo, você não se alonga”, conta o empresário.

O professor reforça: alongar e se espreguiçar são movimentos bem parecidos, mas com finalidades diferentes. “Se espreguiçar é mais rápido, a duração é menor e geralmente acontece quando você se acorda. O alongamento está mais relacionado à atividade física. Alongar-se antes e depois de se exercitar”, diz Paulo Neves.

Tem gente que já aprendeu a lição. “Eu não tinha costume de me espreguiçar todos os dias, não. Mas, de acordo com os ensinamentos do professor, eu achei muito importante. A partir de agora acho que vou me espreguiçar mais”, conta a aposentada Marlene Barbosa.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saude/2011/09/12/NWS,538679,4,62,NOTICIAS,766-HABITO-ESPREGUICAR-TRAZ-INUMEROS-BENEFICIOS-CORPO.aspx


Sete bons motivos para você se espreguiçar todos os dias




Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado
    REVISADO EM 1/3/2010 POR ANA MARIA MADEIRA
O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia.




1. Acorda o cérebro

Acorda o cérebro - Getty Images

"Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente.

2. Dá mais prazer

Dá mais prazer - Getty Images

Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.

3. Afasta dores de cabeça

Afasta dores de cabeça - Getty Images

O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.

4. Lubrifica as articulações

Lubrifica as articulações - Getty Images

Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem.

5. Deixa o corpo de jovem

Deixa o corpo de jovem - Getty Images

A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.

6. Reduz riscos de lesões

Reduz riscos de lesões - Getty Images

Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista.

7. Alivia a fibromialgia

Alivia a fibromialgia - Getty Images

Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/11009-sete-bons-motivos-para-voce-se-espreguicar-todos-os-dias.htm?ordem=1#gal

2 comentários:

  1. Blog de utilidade pública! Muito bom minha amiga, agora deixa eu fazer uma preguiça, uma boa espreguiçada pra começar minha tarefas diárias.

    ResponderExcluir
  2. Caro poeta, obrigada pela visita e comentário. Adorei!
    O foco dele é exatamente esse. Naldo Velho, que prazer recebê-lo aqui.És sempre bem-vindo.
    Ah,espreguiçar é tão bom,é bom demais!E,faz bem à saúde.

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails