sábado, 26 de junho de 2010

Eu, etiqueta...


Eu, etiqueta...

Eu li o texto abaixo, no Curso Pedagógico e isso faz um bom tempo.
Mas, como ele ainda expressa o nosso dia-a-dia...






Eu, etiqueta...



Em minha calça está grudado um nome

que não é meu de batismo ou de cartório,

um nome ...estranho.

Meu blusão traz lembrete de bebida

que jamais

pus na boca, nesta vida.

Em minha camiseta, a marca de cigarro

que não fumo, até hoje não fumei.

Minhas meias falam de produto

que nunca experimentei

mas são comunicados a meus pés.

Meus tênis é proclama colorido

de alguma coisa não provada

por este provador de longa idade.

Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,

minha gravata e cinto e escova e pente,

meu copo, minha xícara,

minha toalha de banho e sabonete,

meu isso, meu aquilo,

desde a cabeça ao bico dos sapatos,

são mensagens,

letras falantes,

gritos visuais,

ordens de uso, abuso, reincidência,

costume, hábito, premência, indispensabilidade, e fazem

de mim homem-anúncio itinerante,

escravo da matéria anunciada.

Estou, estou na moda.

É doce estar na moda, ainda que a moda

seja negar minha identidade,

trocá-la por mil, açambarcando

todas as marcas registradas,

todos os logotipos do mercado.

Com que inocência demito-me de ser

eu que antes era e me sabia

tão diverso de outros, tão mim-mesmo,

ser pensante, sentinte e solitário

com outros seres diversos e conscientes

de sua humana, invencível condição.

Agora

sou anúncio,

ora vulgar ora bizarro,

em língua nacional ou e qualquer língua (qualquer, principalmente)

E nisto me comprazo, tiro glória

de minha anulação. [....]





Carlos Drummond de Andrade. Corpo.Rio de Janeiro, Record, 1986

4 comentários:

  1. Esse texto descreve exatamente os dias de hoje,com uma clareza tremenda.Amei, parabéns .
    Att:heloisaq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filha querida, obrigada pela visita e comentário. Adorei!

      Observou o ano da publicação do referido texto.Que ótimo!
      Drummond o escreveu em 1986 e ainda aplica-se. Impressionante!

      Obrigada pela congratulação.♥
      Beijos

      Excluir
  2. This infо іs invaluable. Where can I find out more?
    Feel free to visit my blog - Sensepil reviews

    ResponderExcluir
  3. The sρeсifіcѕ wеre really impressiνе.



    my wеbsite ... www.prnewswire.com

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails