quarta-feira, 7 de abril de 2010

A importância de políticas de saúde


Dia Mundial da Saúde





ONU alerta Governos para importância de
 políticas de saúde para as cidades.
 07/04/2010





O secretário geral da ONU alertou os Governos para a importância de lançarem políticas de saúde para as cidades, onde vive a maioria da população mundial, muitas vezes em bairros degradados e em situações dramáticas.



Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se celebra hoje, Ban Ki-moon salienta a importância da saúde urbana, lembrando que "pela primeira vez na história da humanidade existem mais habitantes nas cidades do que nas zonas rurais".



No seu discurso, Ban Ki-moon sublinha que, em meados do século, sete em cada dez pessoas viverão em zonas urbanas. Nos países em desenvolvimento, onde está a ocorrer este crescimento acelerado, a urbanização rápida não é planificada e tem como efeito a expansão de bairros degradados e de outros bairros informais.



Resultado: "O fardo da pobreza mundial está a passar das zonas rurais pouco povoadas para as cidades densamente povoadas".



O secretário geral lembra que, apesar do esforço das autoridades locais, "as ameaças são múltiplas": "Saneamento e recolha de desperdícios inadequados, poluição causada pela indústria e circulação, doenças infecciosas que se propagam devido às condições de miséria e de sobrepovoamento, elevadas taxas de tabagismo, falta de exercício físico, dietas alimentares pouco saudáveis, crime, violência e uso de substâncias nocivas".



As cidades passam a ser palco de grandes disparidades entre pessoas, reunindo no mesmo espaço os muito ricos e muito pobres. Ban Ki-moon lembra que "a disparidade entre as pessoas em termos de rendimento, oportunidades, condições de vida e acesso a serviços reflete-se claramente no domínio da saúde pública".



Para melhorar a saúde urbana, são precisas "políticas em todas as áreas do Governo e sensibilização de todos os setores da sociedade", alerta.



Apesar das "numerosas ameaças" à saúde nas cidades, "existem razões para estarmos optimistas", conclui o secretário geral, lembrando que as causas e respostas aos problemas são conhecidas e que existem soluções que não são "complexas nem caras".



No Dia Mundial da Saúde 2010, mais de 700 cidades de todo o mundo partilham as experiências que foram coroadas de êxito. "No seu conjunto, estas políticas, intervenções e práticas exemplares demonstram que podemos fazer das cidades locais saudáveis onde viver", garante no seu discurso.



"Muitos problemas podem ser resolvidos através de melhor planeamento e de uma utilização mais eficaz das normas e da legislação necessária para as aplicar. Não é preciso que as medidas sejam complexas ou caras", garante.



As intervenções que surtiram efeito vão desde o aproveitamento de jardins e hortas para promover a educação em matéria de nutrição e actividade física até à criação de comunidades que trabalham em conjunto para reduzir o crime e a violência.


4 comentários:

  1. Nessa hora o Brasil precisa se unir imediatamente e ajudar Niteroi e seu povo! Estou muito triste!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rosana, obrigada pelas palavras incentivadoras.
    Eu,também estou muito triste com a tragédia que afetou a minha cidade.

    E,nesse momento a união faz a força.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. I am surе this aгtіcle haѕ touсhеd
    all thе intеrnet viewеrs, іts гeally гeаlly plеaѕant paragraph
    on building up new web site.

    Feеl fгee to surf to my weblοg: Blu Cigs Review

    ResponderExcluir
  4. Thаnκs fοr finаlly writing
    about > "A import�ncia de pol�ticas de sa�de" < Liked it!

    Also visit my webpage; Sеe here
    my web site - blu e cig review

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails