terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro

Dia Mundial Sem Carro vai interditar mais de 2 mil pontos de estacionamentos

Em mais de 30 ruas das zonas Sul, Norte e Oeste veículos só poderão trafegar a 30 Km/h



Rio - A partir desta quarta-feira, quando o Rio adere ao ‘Dia Mundial Sem Carro’, mais de 30 ruas das zonas Sul, Norte e Oeste passarão a ter, permanentemente, velocidade limitada a 30 km/h. Esse é o segundo ano de adesão oficial da prefeitura ao evento global que procura conscientizar a população sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa.

Mais de 2 mil vagas de estacionamento de carros e motos serão interditadas no Centro do Rio — o dobro de 2009. As vagas do Rio Rotativo e as oficiais de órgãos públicos estarão bloqueadas nas avenidas Presidente Antonio Carlos, 1º de Março e Rio Branco, e nas transversais desde a Santa Luzia até a Candelária. O subsecretário municipal de Transportes, Rômulo Dante Orrico, estima que 2.110 veículos vão deixar de estacionar e circular no Centro. Em média, 1.700 carros estacionam a cada duas horas nas áreas bloqueadas. 

Você vai deixar o carro em casa no próximo dia 22, o Dia Mundial sem Carro?

Sim
Não



“Ninguém será multado por circular, mas por parar nos locais proibidos. O ideal é que as pessoas pensem e experimentem esse dia, deixando o carro em casa”, sugeriu Orrico, que na quarta fará o percurso de ônibus do Leblon até Botafogo. “É uma discussão de mudança de hábito para humanizar a cidade”, acrescentou o vice-prefeito e secretário deMeio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, que irá de metrô da General Osório até o Estácio.

Entre 300 mil e 500 mil viagens de bicicleta deverão ser feitas, cinco vezes mais que o normal. Em frente à estação do metrô na Carioca haverá ponto de aluguel de bicicletas. 

Em três pontos — Buraco do Lume, no Centro; na Praça Edmundo Rego, no Grajaú; e na 1º de Maio, em Bangu — haverá oficinas e tendas de manutenção de bicicletas. Meta da prefeitura é diminuir a emissão de gases em 8% até 2012 e 20% até 2020.

Segundo a CET-Rio, houve redução média no tempo de percurso de 27% nas vias da cidade no ano passado, chegando a 59% na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. 

Mais 35 km de ciclovias e ciclofaixas até janeiro 

O Rio já tem 165 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas construídas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera entregar outros 35 kms até janeiro. As obras já estão licitadas e vão atender os bairros do Jardim Botânico, Tijuca, Praça Seca, Vila Valqueire, Bangu e Santa Cruz. 

“A ideia é fechar os circuitos e mantê-los integrados para estimular o uso da bicicleta”, explicou o subsecretário municipal de Ambiente, Altamirando Fernandes Moraes. A meta é que o Rio tenha 300 km de ciclovias e ciclofaixas até o fim de 2012. 

Mais de 30 mil ciclistas devem participar do ‘Passeio Ciclístico Um dia Sem Carro’, a partir das 8h de domingo, do Museu de Arte Moderna ( MAM) até o Mourisco, em Botafogo. No Dia Mundial Sem Carro, a passarela do MAM receberá ciclofaixa. Haverá bicicletários disponíveis no Centro (Cinelândia, Santa Luzia, Av. Presidente Wilson e Buraco do Lume), em Bangu ( Rua 1º de Maio) e no Grajaú (Praça Edmundo Rego).

Prepare-se

SUPERVIA
Recomenda-se uso da integração com ônibus que liga a Central do Brasil a vários pontos do centro. O serviço vai operar a cada 5 minutos.

METRÔ RIO
empresa vai aumentar o número de composições em circulação durante o dia. 

BARCAS E ÔNIBUS
Dois barcos extras vão transportar ciclistas de Niterói para o Rio pelo valor de R$ 2,80. Viagens extras devem ocorrer entre 6h30 e 9h e entre 12h e 15h. De 80% a 90% da frota de ônibus deverão entrar em operação. 

RUAS A 30 KM/H
Ipanema (Teixeira de Melo, Barão da Torre, Antonio Parreiras e Jangadeiros), Zona Norte (Marechal Jofre, Prof. Valadares, Grajaú, Mearim, Darke de Matos, Volta Grande, Turiuva, Bispo Lacerda, Fazenda Nova, Travessa Eduardo, Parque Manoel Bandeira, Praia de Olaria, entorno da Praça Granito) e Zona Oeste (Av. Isabel Domingues, 12 de Fevereiro, Fonseca, Silva Cardoso, Prof. Clemente, Amaral Costa, Augusto de Vasconcelos, Viúva Dantas, Caetano de Faria Castro e Trindade, Dom Pedro I, Felipe Cardoso, Lopes de Moura)



2 comentários:

  1. Gostei imenso deste tema. Tenho lido o seu blog mas só hoje tive um pouco de tempo para comentar.
    Vá até aos meus e deixe seus comentários
    www.queriaserselvagem.blogspot.com
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.minhaalmaempoemas.blogspot.com

    Com um abração

    ResponderExcluir
  2. José, boa noite!

    Agradeço a visita e comentário.
    Seja bem vindo!

    Eu tentei comentar no seu blog,mas não consegui.Amanhã,irei lá e comentarei.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails