Praticidade do novo sistema adotado pela delegacia em Niterói
também aumentou o número de registros e depoimentos.
Gerente de uma academia em Niterói, Rosália aprovou eficiência do novo sistema.
Foto: Nathalia Félix
* Assista ao vídeo na TV OFLU (www.tvoflu.com.br)
A transformação da 77ª DP (Icaraí), em março deste ano, em Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic) tem causado impacto positivo nos resultados. Dos homicídios registrados através do novo sistema, todos os casos foram elucidados e apenas um suspeito continua solto, mas já com a prisão decretada pela Justiça.
“Tivemos, este ano, sete homicídios registrados na Dedic. Todos foram elucidados, com autoria identificada e prisões decretadas pelos juizados criminais. E desses sete, seis homicídios estão com seus autores presos”, comemora o inspetor Jorge Tinoco.
A possibilidade do cidadão iniciar o registro pela internet, sem sair de casa ou do trabalho, fez crescer em 11,53% o número de ocorrências. De março a julho foram 2.390, contra 2.143 no mesmo período em 2009. O número de depoimentos colhidos também aumentou. Foram 1.900 no ano passado contra 3.180 este ano, o que representa aumento de 67,37%, garantindo maior qualidade na investigação.
O número de registros feitos online já representa aproximadamente 15% dos atendimentos feitos pela distrital. Os casos de maior incidência são roubos e furtos a transeuntes, extravio de documentos e injúrias. De março a julho de 2010 já foram efetuadas 28 prisões em flagrante e cumpridos 36 mandados de prisão.
“O Dedic é um programa que realmente está ajudando e muito a desafogar o fluxo de atendimento no balcão da delegacia. Não se trata apenas de um programa, é uma filosofia da Polícia Civil, cuja estrutura está dando certo”, afirma Tinoco.
Para utilizar o serviço, o cidadão tem que preencher dois requisitos básicos: deve, necessariamente, residir ou trabalhar na área de circunscrição da 77ª DP. Além disso, o fato a ser denunciado deve ter ocorrido nessa mesma área. Não fazendo parte dessas características, deve-se dirigir a qualquer delegacia para fazer a comunicação da ocorrência.
Campanha – Uma das prioridades dos policiais que atuam no programa é difundir ainda mais o Dedic.
“Iremos rodar panfletos explicativos, com ajuda da iniciativa privada, para distribuir nas operações que fizemos, para que a população tenha ciência que a comodidade que é fazer pela internet um registro. Na delegacia, temos um DVD que disponibiliza essas informações, fazendo com que quem vá à distrital possa conhecer o programa”, enfatizou Tinoco.
E quem utilizou garante que é mais rápido e eficaz.
“Em abril, furtaram dois monitores de dentro da academia que eu gerencio. Naturalmente, fui à delegacia prestar queixa. Mas estava muito cheio naquela hora e eles me aconselharam a usar o serviço pela internet. Retornei para casa, fiz o cadastro, marquei horário e no dia e horário combinados, dois agentes da 77ª DP estiveram na academia, se identificaram e, pelo laptop, fizeram a ocorrência. Incrivelmente prático”, afirmou Rosália de Fátima Cardoso de Oliveira, de 52 anos.
A comodidade foi aprovada também pela advogada Adelaide Brandão Alves Rangel, de 82 anos.
“Tive minha carteira furtada no interior de um ônibus por um indivíduo que me aplicou um golpe. Liguei para a delegacia e me informaram do serviço pela internet. Minha filha me auxiliou e vieram na minha casa. Rápido e prático”.
O usuário pode obter mais informações sobre o programa através do sitewww.delegaciavirtual.rj.gov.br.
O Fluminense
Por: Rodrigo Rebechi
TV OFLU (www.tvoflu.com.br)
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