terça-feira, 14 de setembro de 2010

FUMO





Fumo 


    A despeito de todos os esclarecimentos contidos em publicações médicas, divulgados à exaustão pela mídia e objecto de campanhas governamentais, o tabagismo continua bastante difundido entre jovens, adultos e idosos de ambos os sexos.
  Ao penetrar nos pulmões, no sangue e nos tecidos, o fumo, sendo poderoso oxidante celular, acelera o processo de envelhecimento. Ao contrair os vasos sanguíneos, aumenta a gordura no sangue, afecta o sistema circulatório, tira o viço da pele e contribui para o aparecimento de rugas precoces. Uma das principais toxinas do fumo é o óxido de carbono, que reduz a capacidade de oxigenação das células e nos empobrece em vitaminas, especialmente as C, B e E.
   Pessoas que fumam um maço ou mais de cigarros por dia correm duas vezes mais risco de morrer de doenças do coração, enfisema pulmonar, câncer pulmonar, câncer de boca, de língua, de garganta e de estômago do que os fumantes de cachimbo (isso não significa que estejamos, de alguma forma, preconizando o uso do cachimbo, a despeito de seu charme...). Recentemente, o câncer de pulmão na mulher vem tendendo a ultrapassar as estatísticas das de seio, causa mais frequente de morte em mulheres adultas. Felizmente, há melhora de estado de saúde em pessoas que deixam de fumar, antes que as doenças causadas pelo fumo se instale no organismo de forma inexorável.


Por: Mariana Jacob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails