terça-feira, 1 de novembro de 2011

Repatriamento Digital das Amostras da Flora Brasileira



cabeçalho
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, CNPq, Natura e Kew Gardens juntos pelo Reflora
Foto RefloraEm cerimônia no Herbário RB, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira, 1º de novembro, foi celebrada a parceria que garantirá o repatriamento digital das amostras da flora brasileira que fazem parte do acervo do herbário do Royal Botanic Gardens, Kew, na Inglaterra. De acordo com a coordenadora do projeto Reflora/Herbário Virtual no JBRJ, a pesquisadora  Rafaela Forzza, o projeto posteriormente agregará digitalmente também amostras pertencentes ao Museu Nacional de História Natural de Paris, bem como os de outras instituições. O processo de repatriamento deve ser concluído em três anos, com o resultado de um milhão de amostras botânicas digitalizadas – dados de texto e imagens – e disponibilizadas online aos pesquisadores e ao público.
Na cerimônia, estiveram presentes o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, o presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, o diretor de Pesquisa Científica do JBRJ, Rogério Gribel, o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Paulo Sérgio Beirão, o diretor de Ciência e Tecnologia da empresa parceira Natura Cosméticos, Vitor Fernandes, e a representante do Royal Botanic Gardens, Kew, Eimear Nic Lughada, bem como representantes da Coppe/UFRJ, do Laboratório Nacional de Computação Científica, da Fundação Flora de Apoio à Botânica, e da empresa Vale do Rio Doce, entre outras instituições. 
Curso de extensão sobre Biomas Brasileiros na ENBT
Estão abertas, até 16 de novembro, as inscrições para o minicurso de extensão "Biomas brasileiros - Conceitos, fitogeografia, florística e princípios básicos de geoprocessamento e sensoriamento remoto". Ele é voltado aos interessados em temas de fitogeografia, vegetação e flora que já tenham noções de sistemática e classificação de plantas.
Serão apresentados um breve histórico das classificações da vegetação no Brasil e do conceito de bioma, os fundamentos da Fitogeografia em relação aos padrões de distribuição geográfica e classificações de formas de vida, bem como a classificação de Vegetação RADAMBRASIL/IBGE e mapa de Biomas do Brasil. As aulas serão ministradas pelos pesquisadores Angela Maria Studart da F. Vaz (JBRJ), José Enilcio da R. Collares (IBGE), Luciana L. Temponi (IBGE)  e Ronaldo Marquete (JBRJ). A carga horária total é de 15 horas, com aulas nos dias 21, 23, 25, 28 e 30 de novembro, das 9h às 12h. São oferecidas 25 vagas.
Inscrições: R$ 60,00, na secretaria de extensão da Escola Nacional de Botânica Tropical - Rua Pacheco Leão, 2040.
Videoconcerto no Centro de Visitantes
No projeto, são exibidos vídeos de grandes concertos, com músicos consagrados no Brasil e no exterior. Na programação desta quarta-feira, 2/11, Nelson Freire & Ravel, Grieg, Schumann e Gnatalli. Após a exibição, haverá um debate com a plateia. 
O Videoconcerto é gratuito e começa às 16h, na sala multimídia do Cento de Visitantes – Rua Jardim Botânico, 1008.


Rodapé





Um comentário:

  1. Thanks , I havе just beеn ѕeaгching
    for info apρroxіmately this subject foг
    a long time anԁ yοurs іs the best I've came upon till now. However, what about the bottom line? Are you sure concerning the supply?

    My web site silkn reviews

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails