quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Missa de Domingo

Nossa Senhora do Sagrado Coração


Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas


História da Paróquia


Nossa história começa em 1696, quando foi construída uma Capelinha, dedicada a Nossa Senhora das Necessidades, pertencente à Irmandade de Pretos. Esta foi a sede da Paróquia de São João Batista de Icaraí por doze anos e teve como primeiro Vigário o Padre Miguel Luiz Freire.
Em 1839 a sede foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição acarretando na decadência da Capelinha. Com o auxílio do Governo Provincial e esforços de particulares, em 1885, foram iniciadas as obras de recuperação. A partir daí, a Irmandade de Pretos se reorganizou sob a invocação de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
No dia 26 de junho de 1949, pelo Decreto Episcopal de Dom João da Matha Andrade e Amaral, a Capela de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Icaraí, tornou-se Paróquia e a primeira Missa Solene foi celebrada por Dom João da Matha Andrade e Amaral, Monsenhor João de Barros Uchoa, e pelo Pe. Sylvio de Azevedo Marinho, Provedor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.



 


















Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Icaraí.

Em 17 de setembro de 1950, Pe Geraldo Pelzers, Missionário do Sagrado Coração, foi nomeado Vigário da Paróquia e, a partir desta data, dezenas de Padres e Religiosos da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração realizaram e vem realizando seu trabalho de evangelização.
Em 17 de agosto de 1952, foi lançada solenemente a pedra fundamental do novo Templo e durante 14 anos homens e mulheres dedicados à causa do Reino de Deus, trabalharam intensamente para a sua construção. Em campanha nacional, Padres, Engenheiros, Arquitetos, Operários da construção civil e pessoas de Niterói
 e de diversos Estados do Brasil, em especial de Minas Gerais, apoiaram com recursos e outros donativos.
Em 28 de Março de 1955, um grupo de pessoas da comunidade iniciou os trabalhos do projeto de construção da cripta do novo Templo, e em 29 de maio de 1955, a imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração medindo 1.80m, foi solenemente benta pelo Bispo Diocesano Dom Carlos Gouvêa Coelho (1907-1960).
Em 1º de novembro de 1958. Dom Carlos Gouvêa Coelho nomeou Nossa Senhora do Sagrado Coração como madroeira, e somente em 20 de março de 1966, foi celebrada a inauguração da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração por Dom Antonio de Almeida Moraes Junior, juntamente com o Padre Geraldo Pelzers e o Padre Guilherme, na presença de convidados e paroquianos.
O projeto arquitetônico foi de autoria do arquiteto holandês Wan Overdyck, e os cinco painéis que circundam o altar são: Jesus Cristo no Monte do Calvário;Oferta de Abel e Caim; A oferta de Melquisedec; A oferta de Abraão; Celebração da Primeira Missa na Terra de Santa Cruz. Todos de autoria do pintor italiano Antonio Maria Nardi.




   
 Inauguração e benção do novo Templo (1966).

Breve Histórico dos Missionários do Sagrado Coração na Paróquia

Esse ano comemoramos os 60 anos de nossa Paróquia. Muito já foi feito até aqui, mas pensar a origem de tudo isso significa mergulharmos num verdadeiro túnel do tempo para chegarmos à França do século XIX. Em 1854, na pequena cidade de Issoudun, diocese de Bourges, nasceu a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, fundada pelo jovem sacerdote Júlio Chevalier, que pregava levar aos mais sofridos, espiritual e materialmente, o Amor revelado no Coração de Jesus Cristo, através do lema “Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus”.
Talvez tenhamos ido um pouco longe. Podemos pensar, portanto, a origem como a chegada ao Brasil – mais exatamente em Pouso Alegre, Minas Gerais –, em maio de 1911, e dois Missionários do Sagrado Coração da Província Holandesa: Padres Geraldo e Teodoro. Muitos podem pensar que ainda não chegamos à efetiva origem da paróquia, que pode ser considerada, enfim, a chegada, em 1950, desses mesmos Missionários a Niterói, a convite do bispo da época. Eles escolheram o local onde se encontrava a igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, atualmente localizada no Cubango e, a partir daí, começaram as obras.

“Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus.”

Mais informações dos Missionários do Sagrado Coração: www.misacor-rj.org.br


 *Texto e Pesquisa História da Paróquia: Márcia Carelle                                       
 * Texto e Pesquisa Histórico MSC: Roberta Amazonas







Painéis do Altar

Expressão Bíblica do Amor de Deus


Por: Rosemary Quintas



Por: Rosemary Quintas





As pinturas em cores vivas e harmoniosas da parede de fundo do altar de nossa Paróquia chamam a atenção não só das pessoas que entram pela primeira vez em nossa Paróquia, mas também de todos os que aqui freqüentam há longos anos. Poucos, no entanto, sabem o significado bíblico dos cinco painéis que ali são retratados.
Essas belas obras de arte foram confiadas pelo Pe. Geraldo Pelzers, MSC, responsável pela construção do Santuário das Almas, ao pintor italiano Antonio Maria Nardi, que em sua arte, retratou em cinco painéis cenas que remetem a um aspecto significativo em nossa religião: o sacrifício como prova de um grande Amor.
Desde os tempos primitivos, o homem acatava um Deus supremo e relacionava a expressão de seus sentimentos religiosos a sacrifícios – atos de culto exterior, que sob o símbolo de uma oferta visível, pretendiam estabelecer uma união mais íntima entre o homem e Deus.
No painel do centro, Nardi retrata a morte de Jesus na cruz. Para os painéis laterais, escolheu no Antigo Testamento, três exemplos que prefiguram a grande prova de amor de Cristo: as ofertas de Caim e Abel, Melquisedec e Abraão. Para o quinto painel pintou a primeira celebração da Santa Missa na Terra de Santa Cruz, tendo como participantes nossos irmãos e irmãs indígenas, legítimos donos desta nossa terra.
Estas belas obras de arte que expressam passagens bíblicas extremamente significativas do amor de Deus pelas suas criaturas merecem toda nossa atenção e reflexão pelas mensagens que nos querem transmitir e sobre as quais devemos sempre refletir.



Por: Rosemary Quintas





Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas




Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas

Por: Rosemary Quintas

Por: Rosemary Quintas

Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas




Por: Rosemary Quintas




Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas

Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas





Por: Rosemary Quintas


Por: Rosemary Quintas





Fontes:
http://www.santuariodasalmas.org.br/
http://www.santuariodasalmas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175&Itemid=79


PARA VOCÊ:

Orações à Nossa Senhora
http://www.sintoniasaintgermain.com.br/ns.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails