Nova regra ortográfica chega ao dicionário
Objetiva lança nesta sexta o "Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa". "Novo Dicionário Aurélio", da Positivo, chega às livrarias em agosto.
As editoras que lançam dicionários iniciaram uma corrida pela disputa do mercado após a reforma ortográfica da língua portuguesa. E a Objetiva saiu na frente: nesta sexta-feira (26) será lançado o "Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" (2.048 págs., R$ 250), com mais de 442 mil entradas, locuções e acepções, todas adaptadas ao novo Acordo Ortográfico.
“Foi um trabalho rápido e sigiloso, pois pretendíamos ser os primeiros a chegar”, conta Roberto Feith, editor da Objetiva, que investiu R$ 4 milhões no projeto. De fato, seu principal rival, o "Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa", da editora Positivo, chega às livrarias em versão atualizada em agosto.
O volume da Objetiva, que virá acompanhado de um CD-ROM com o texto integral, traz informações de gramática, usos, etimologias, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, datação e coletivos. Também oferece um quadro prático do uso do hífen de acordo com as novas regras.
“Foi um trabalho realizado ao mesmo tempo em que acontecia a definição das mudanças feita pela Academia Brasileira de Letras”, conta Mauro Villar, lexicógrafo-chefe do Instituto Antonio Houaiss, entidade responsável pela pesquisa. “De uma certa forma, ajudamos a Academia oferecendo opções.”
Mudança
Uma versão atualizada do antigo dicionário estava praticamente pronta quando, em 2007, o governo brasileiro anunciou sua intenção de viabilizar a mudança ortográfica. Feith lembra que uma nova edição do "Grande Dicionário Houaiss" já estava em processo de revisão, depois de dois anos e meio de trabalho.
“Foi preciso montar uma nova equipe, desta vez para adaptar integralmente a obra às regras da reforma.” O processo consumiu um ano e dois meses.
A versão eletrônica do "Dicionário Houaiss" começa a ser vendida no dia 7 de julho e deverá custar R$ 79,90. Também o "Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa" virá acompanhado de um CD-ROM com mais de 435 mil verbetes, locuções e definições. O preço, no entanto, ainda não foi definido.
A Positivo prepara também um site exclusivo para as publicações da família Aurélio, no qual será possível encontrar dicas sobre o acordo.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
G1
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