sábado, 11 de dezembro de 2010

Prevenir, É O Melhor Remédio.

SOS Mais Você alerta para a prevenção contra o câncer de pele

qui, 09/12/10
por editor |














No Mais Você desta quinta, 9, o SOS Mais Você alertou para a importância do uso de protetor solar na prevenção contra o câncer de pele. “Até debaixo da barraca, se pega sol. 25% dos raios refletem na areia e atingem a pele”, disse Dr. Guilherme, que falou também sobre o autoexame.  Os cuidados dermatológicos não devem ser tomados apenas no verão.
É preciso proteger a pele diariamente, em qualquer ambiente. “A luz do escritório também pode causar danos na pele. Também tem UV”. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.
Como deve ser feito o autoexame da pele?
“Veja todas as suas manchas, todos os tipos de pintas que há no seu corpo. As que sangram e coçam são perigosas”, alerta Dr. Guilherme. O autoexame é importante para identificar problemas na pele. Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas.
Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas, além da região genital. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas. Também com o auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas. Ao perceber qualquer alteração na pele, consulte um médico.
Câncer de pele é o tipo que mais cresce no mundo
Nos últimos 10 anos, a incidência subiu cerca de 20%. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre a estimativa de casos para este ano no Brasil mostram que o câncer de pele tipo não melanoma é o de maior incidência entre os brasileiros: 114 mil diagnósticos.  Em relação ao tipo melanoma, a estimativa de novos casos para 2010 é de cerca de 6 mil casos.
Conheça os tipos mais comuns de câncer:
- Carcinoma basocelular
Tipo mais frequente, representa 70% dos casos.
Mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara.
Causa principal: exposição solar cumulativa durante a vida.
Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
- Carcinoma espinocelular
Segundo tipo mais comum
Pode provocar metástase
Causas principais: exposição prolongada ao sol, tabagismo e alterações na imunidade.
- Melanoma
Menos frequente, representa 4% dos casos.
Tipo mais perigoso pela alta possibilidade de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce.
Fatores de risco: pele clara, exposição excessiva ao sol, história prévia de câncer de pele, histórico familiar de melanoma, pinta escura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails