domingo, 20 de junho de 2010

Cerimônia Emotiva Em Lisboa

Corpo de Saramago é cremado em cerimônia emotiva em Lisboa





Lisboa, 20 jun (EFE).- O corpo de José Saramago foi cremado hoje em uma cerimônia emotiva no cemitério do Alto de São João da capital lusa, ao qual assistiram familiares do Nobel e inúmeros amigos, intelectuais e autoridades lusas.



Após o funeral na Prefeitura de Lisboa, onde o féretro do escritor foi visitado desde o sábado à tarde por milhares de pessoas, o cortejo fúnebre percorreu o centro da capital entre aplausos das centenas de pessoas presentes ao último adeus.



Na cerimônia de cremação, a esposa de Saramago, Pilar del Río, afirmou que morreu "um homem bom, uma excelente pessoa e um magnífico escritor" e acrescentou, ao ressaltar a marca deixada em todos os corações, que só devem chorar hoje "os que não o conheceram".



O caixão de Saramago, coberto com a bandeira portuguesa, entrou no crematório em meio à ovação de mais de dez minutos das centenas de pessoas que se amontoavam diante das portas, carregando cravos vermelhos nas mãos, símbolo da Revolução portuguesa de 25 de abril de 1974.



Pilar del Río, tradutora para o espanhol das obras de seu marido, expressou o carinho dos que o tinham conhecido e feito a Saramago breves palavras diante do velório, nas quais ressaltou o reconhecimento dos meios de comunicação de todo o mundo tinham tributado ao informar seu falecimento.



A jornalista espanhola evocou também uma lembrança do escritor brasileiro Jorge Amado, sobre o jornalismo e a morte, e à saída do crematório agradeceu, com um "obrigada", as demonstrações de afeto e o pesar pela morte de seu marido que tributavam os muitos lisboetas presentes no cemitério.



A filha de Saramago, Violante, e outros familiares e amigos do escritor assistiram à cerimônia, na qual, da mesma forma que no funeral prévio na Prefeitura, houve também autoridades e intelectuais espanhóis.



Além dos editores hispânicos de Saramago, várias personalidades da cultura e da política foram se despedir do Nobel a partir da Espanha, onde faleceu na sexta-feira o escritor, aos 87 anos, em sua casa da ilha canária de Lanzarote.



A vice-presidente do Governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, que liderava a delegação, fez um breve discurso de homenagem a Saramago na cerimônia na Prefeitura.



Já a ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, acudiu ontem a Lisboa para receber os restos mortais do escritor.



Os políticos e autoridades portuguesas, aos que somaram personalidades de vários países lusófonos, participaram dos atos em memória de Saramago, nos quais esteve presente o primeiro-ministro, o socialista José Sócrates, e vários membros de seu gabinete, incluindo a titular de Cultura, Gabriela Canavilhas.



A ministra elogiou na cerimônia fúnebre a contribuição do Nobel às letras portuguesas e universais e a herança que deixa não só por sua profunda marca literária, mas por sua defesa diante dos valores humanos.



Ex-presidentes como Jorge Sampaio e Mário Soares e muitos políticos da esquerda lusa, com a direção do Partido Comunista no qual militou o escritor até sua morte, assistiram aos atos na Prefeitura, presidido pelo prefeito Antonio Costa.



Os meios de imprensa lusos destacaram as ausências do presidente da República, o conservador Aníbal Cavaco Silva, e o atual presidente de seu Partido Social Democrata (PSD) e líder da oposição, Pedro Passos Coelho.



No entanto, o PSD, sob um de cujos Governos aconteceu, em 1992, a polêmica em torno de "O evangelho segundo Jesus Cristo" de Saramago que levou o autor a transferir sua residência à Espanha, enviou uma delegação oficial aos atos fúnebres e Cavaco elogiou a obra do Nobel em comunicado no qual lamentou sua morte.

2 comentários:

  1. Grande perda para todo o mundo!! Esse mestre agora brilhará em outras profundezas...
    Uma ótima semana p/vc!!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, concordo com você.

    Acredito que o ser humano deve ser respeitado independente da sua crença,etnia,status social...Enfim, da sua cultura.

    Obrigada pela visita e comentário.
    Igualmente,amiga!
    Bjos

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails