sexta-feira, 6 de março de 2009

A Culpa É De Quem?


Lula acusa antecessores de abandonar educação por serem 'privilegiados'


Para platéia de estudantes, presidente fala sobre 'preconceito que sofreu'.Lula diz ter feito mais por educação que antecessores com mais estudo.



Aluízio Freire Do G1, em Cabo Frio (RJ)
Foto: Ricardo Stuckert / PR



Lula durante visita ao campus da escola técnica de Cabo Frio (RJ) (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quinta-feira (6), durante discurso em Cabo Frio (RJ), os que antecederam no cargo que, segundo ele, “abandonaram a educação” porque faziam parte de uma parte privilegiada da sociedade.
“O Brasil abandonou a educação há muito tempo porque normalmente quem governava o Brasil era sempre um representante de uma parte privilegiada da sociedade brasileira”, disse o presidente durante inauguração do campus Cabo Frio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.
Para enumerar os investimentos feitos na área de educação, comparou seu governo com os antecessores. “Pode parecer paradoxal, mas foi justamente um presidente da República que não teve oportunidade de estudar que está fazendo as escolas que aqueles que estudaram deveriam ter feito."

O discurso foi transmitido simultaneamente às cerimônias de inauguração de outras duas unidades, em Duque de Caxias e Volta Redonda. Falando para cerca de 20 prefeitos, a maioria interessada em rendimentos dos royalties do petróleo na região, o presidente voltou a ressaltar a sua parceria com o governador Sérgio Cabral (PMDB). “Eu tenho muito prazer em vir ao Rio. No meu primeiro mandato, eu comi o pão que o diabo amassou por causa da relação com o governador, que não vou dizer o nome. Era tudo para atrapalhar. Também, era um governador candidato a presidente da República”, disse. No primeiro mandato de Lula o governador era Anthony Garotinho. Para uma platéia de estudantes, Lula também falou das críticas que recebeu ao se candidatar à Presidência. “Vocês sabem o preconceito que sofri. Eu não sabia nem falar direito, eu falava `menas` laranjas. Hoje falo até `en passant`. [...] Então eu fui obrigado a passar anos da minha vida explicando que um técnico de futebol não tem que ser jogador de bola. Tem que ser técnico, tem que saber montar um time.”
Prefeitos
De bom humor, Lula se saiu bem de um ato falho ao trocar o nome de um dos municípios da região, cujo prefeito era um dos presentes. “Quissamanha não? É a nossa querida Quissamã, que tem a melhor água de coco do Brasil. Só perde para Garanhuns”, consertou após ser corrigido pelo público e socorrido pelo governador Sérgio Cabral. Ao falar com o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, que fez um longo discurso elogiando o presidente na transmissão da inauguração por vídeo, Lula brincou: “Acho que você emagreceu um pouco e está pintando o cabelo”. O presidente, no entanto, não citou o prefeito de Duque de Caxias, Zito, do PSDB, que também estava presente na inauguração da escola técnica naquele município. Lula também prometeu ajudar, depois de um pedido público feito pelo governador, cidades da região do noroeste fluminense, castigadas pelas enchentes.
Ao final da cerimônia, ao perceber um protesto de estudantes das escolas federais, que exibiam uma faixa pedindo gratuidade de transporte para estudarem em outras cidades da região, esquivou-se chamando o prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes.



“Esse cartaz não é para mim nem para o Sérgio, É com você. Veja o que é preciso para resolver esse problema e a gente ajuda a resolver”.


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1030821-5601,00-LULA+ACUSA+ANTECESSORES+DE+ABANDONAR+EDUCACAO+POR+SEREM+PRIVILEGIADOS.html

2 comentários:

  1. Oiiiiiii

    Em comemoração ao dia da mulher estou realizando um sorteio de uma bolsa-carteira e gostaria muito de contar com sua participação, pode ser?!
    Espero sua visita, querida.
    Bjus ^^

    ResponderExcluir
  2. Karol,claro que pode!
    Querida,obrigada pela congratulação e pelo convite.Eu visitei e comentei no seu blogger.

    Parabéns pela brilhante ideia!

    Ah!Tenho selinho para você,hein!?
    Beijos

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails