sexta-feira, 1 de maio de 2009

Combate ao Trabalho Infantil



Uma realidade que não pode deixar de ser lembrada é a questão do trabalho infantil. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT, em 1996 em torno de 250 milhões de crianças, entre 5 e 14 anos, trabalhavam no mundo, muitas vezes em condições inadequadas de segurança e até mesmo desumanas.


No Brasil, onde o trabalho infantil é proibido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente até os 16 anos, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2001), realizada pelo IBGE, estima que 2,2 milhões de crianças de 5 a 14 anos de idade estavam trabalhando no período.


Combate ao Trabalho Infantil





Através de uma iniciativa do Governo Federal, é possível dizer não ao trabalho infantil. Em 1994, foi criado o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).


A principal ação do Fórum foi a criação das Comissões Estaduais de Combate ao Trabalho Infantil nas Delegacias Regionais de Trabalho, com o objetivo de fornecer dados e informações sobre as atividades econômicas exercidas por crianças e adolescentes no Brasil. Desta forma, pretende-se traçar um perfil da situação e assim planejar ações para erradicar este problema.


A análise dos dados já coletados sobre trabalho infantil revela que crianças e adolescentes estão sendo explorados das mais variadas formas em todo o país. O Fórum destaca as atividades agrícolas exercidas por crianças e adolescentes sem as mínimas condições de segurança e que colocam a saúde em risco. Como exemplo, estão o cultivo do milho no Acre, Rondônia e Pará; da laranja no Sergipe e Paraná; da melancia em Goiás; do alho em São Paulo; do tomate no Rio de Janeiro e da cana-de-açúcar em Santa Catarina.


Segundo, o Ministério do Trabalho, os órgãos competentes que podem receber e apurar as denúncias sobre trabalho infantil são:


Ministério do Trabalho




Ministério Público do Trabalho




Procuradores Gerais de Justiça




Ministério Público Federal




Conselhos Tutelares




Conselhos dos Direitos das Crianças e Adolescentes




Conselhos no Interior dos Estados




Conselhos nas Capitais dos Estados




Juizados da Infância e da Adolescência






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails