segunda-feira, 11 de maio de 2009

Educar Cabe aos Pais



Mães famosas contam como se dividem entre o trabalho e a educação dos filhos



Cássia Kiss e Tania Khalill falam sobre limites e como educar com amor.Psicóloga diz que função de educar cabe aos pais. Escola complementa.

Silvia Ribeiro Do G1, em São Paulo


Foto: Reprodução/TV Globo
Cássa Kiss interpreta Mariana, a mãe de Santinha, na novela 'Paraíso' (Foto: Reprodução/TV Globo)


A escola é a única responsável pela educação das crianças? Esse senso comum é desconstruído pela psicóloga e coordenadora pedagógica de ensino infantil Marta Bitetti. “Cabe aos pais, à família, a função de educar, e não à escola. A escola complementa a educação recebida em casa.” O G1 conversou com as atrizes, e mães, Cássia Kiss e Tania Khalill sobre como elas se dividem entre a vida profissional e a educação dos filhos.

Mesmo em períodos de muito trabalho, Cássia Kiss, de 51 anos, procura aproveitar o tempo da melhor maneira possível para acompanhar de perto os quatro filhos – de 5, 7, 12 e 13 anos. Leia-se aí desde a imposição de limites no uso do computador até “guerra de mangueira” com as crianças no jardim de casa.

“A única coisa que eu realmente quero é que eles tenham equilíbrio, que vivam em paz, que a minha história com o meu marido seja um exemplo para eles”, afirma a atriz.

A transmissão de valores às crianças se dá, justamente, através de exemplos, diz a psicóloga Marta Bitetti. A coerência é importante. “A mãe tem que ter um comportamento compatível com o que fala. O comportamento dos pais é a base para o dos filhos.”

O estímulo à leitura também é espelhado nos hábitos dos pais. “A Isabela adora livros interativos”, conta Tania Khalill. A filha de 1 ano e 9 meses já nasceu como inspiração de um livro idealizado pelos pais - a atriz é casada com o músico Jair Oliveira. O lançamento “Grandes Pequeninos” acompanha um CD de músicas compostas por Jair.



Foto: Divulgação/TV Globo
Tania Kalill (esq.) em cena da novela 'Caminho das Índias' após dar à luz em hospital (Foto: Divulgação/TV Globo)


Tania Khalill, que admira a linha pedagógica construtivista, diz que não pode estar o tempo todo com a filha de 1 ano e 9 meses, por isso, optou por uma escolinha bilíngue (inglês-português), em São Paulo.

"Outro dia estava em casa e coloquei um DVD para ela. Foi quando a Isabela disse: 'Let's be quiet' (vamos ficar em silêncio, na tradução do inglês). Eu não acreditei. O inglês é introduzido no dia a dia", relembra a atriz.

Atenção e limites

Mães que não passam o dia com os filhos têm de estar atentas à rotina das crianças, alerta a psicóloga. “A mãe tem de demonstrar interesse pela vida dos filhos.”

E nada de fazer todas as vontades. “Às vezes, mães ocupadas, quando estão com os filhos, fazem tudo o que a criança quer. Não gostam de frustrar a criança, e aí está o erro da educação. A criança vai aprender que tem direito a tudo o que quiser. Não vai saber discernir”, afirma Marta Bitetti.

Cássia Kiss, que se define uma mãe “austera, rígida”, conta que já ouviu um “você é a pior mãe do mundo”. Nada de ressentimentos. De ambas as partes.

Na casa da atriz, os quatro filhos dormem e comem na hora certa. TV e computador também são limitados. Marta Bitetti aplaude. “Os filhos devem compreender que a mãe é responsável pela criança. Têm de haver a compreensão que existe amizade, mas também autoridade. A decisão final da família é dos pais.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails