segunda-feira, 4 de maio de 2009

Flamengo - Tricampeão Carioca

MENGÃO, PARABÉNS!!!



'Pode tentar mas só o meu Mengão que é penta'


Genilson Júnior e Nilo Junior



O goleiro vascaíno Helton se estica todo mas não consegue pegar a magistral cobrança de Pet, que deu o inesquecível tricampeonato ao Fla em 2001


Rio - "Sempre consegue o que todo mundo tenta...Pode tentar mas só o meu Mengão que é penta". O trecho da música 'Rap do Centenário', sucesso de 1995 dos MC's Junior e Leonardo, sempre foi cantado com muito orgulho pelos rubro-negros, que se referiam aos cinco títulos brasileiros do clube.Antes mesmo de o Brasil conquistar o pentacampeonato mundial em 2002, na Copa da Coréia e do Japão, os flamenguistas já se gabavam: "Nem o Brasil é penta ainda. Só o Mengão".

Em 2007, com o quinto título brasileiro do São Paulo, o Flamengo deixou de ser o "único" penta. Pior que isso, no ano passado, o Tricolor Paulista conquistou o hexa, acabando de vez com a hegemonia rubro-negra no Brasileirão.Mas, como o que a torcida quer é fazer festa e tirar onda, com a vitória deste domingo sobre o Botafogo, o clube conquistou pela quinta vez o tricampeonato carioca.

Então, a torcida pode voltar a cantar, feliz e contente, a plenos pulmões, para os rivais cariocas:"Sempre consegue o que todo mundo tenta...Pode tentar mas só o meu Mengão que é penta"1942, 1943 e 1944 - O primeiro TRIO primeiro tricampeonato carioca do Flamengo aconteceu na década de 40. Comandado por craques como Domingos da Guia e Zizinho, o Fla conquistou o título da série em 1942 com um empate em 1 a 1 com o Fluminense, gol do artilheiro Pirilo, no último jogo do terceiro turno.Em 1943, uma goleada em cima do Bangu garantiu o bicampeonato. Perácio, três vezes, e Pirilo, duas, fizeram os gols da vitória por 5 a 0 sobre o rival alvirubro.


Sempre consegue o que todo mundo tenta...Pode tentar mas só o meu Mengão que é pentaNação Rubro-Negra


Em 1944 a conquista foi em cima do Vasco. Valido, que tinha encerrado a carreira e voltou aos gramados apenas para participar da fase final do torneio, marcou o gol da vitória sobre o Vasco, dando o primeiro tricampeonato para o clube.1953, 1954 e 1955 - O segundo TRINove anos depois de conquistar o seu primeiro Tricampeonato, o Fla voltou a fazer história no Estadual.

O "Rolo Compressor", como ficou conhecida a equipe que contava com Zagallo, Dequinha, Joel, Índio, entre outros, começou a série em 1953, com a conquista do título com uma vitória sobre o América por 2 a 0, no último jogo do terceiro turno do Carioca, com gols de João Carlos (contra) e Benitez.


No ano seguinte, uma goleada por 5 a 1 sobre o Bonsucesso selou o bicampeonato. Joel (2), Evaristo (2) e Zagalo marcaram os gols do título.Em 1955, veio o novo tri. O Rubro-negro venceu o terceiro turno com uma goleada impiedosa sobre o Fluminense: 6 a 1. Na decisão do campeonato, o rival foi o América.

Na partida final, nova: 4 a 1, com Dida marcando os quatro gols. O fato curioso nesta conquista foi a data em que o jogo foi disputado. Apesar do título valer o Carioca de 1955, o confronto foi realizado apenas em 4 de abril de 1956.1978, 1979 e 1979 (especial) - O terceiro TRI


Rondinelli, o 'Deus da Raça', foi o herói do título de 1978
O primeiro título do terceiro tricampeonato foi emocionante e está marcado para sempre na memória dos rubro-negros.

Um clássico entre Flamengo e Vasco, no dia 3 de dezembro de 1978, eternizou o zagueiro Rondinelli. O "'Deus da Raça'" foi o responsável por marcar o gol do título, de cabeça, aos 41 minutos do segundo tempo, dando a vitória por 1 a 0 ao Rubro-Negro, naquela que seria responsável por engrenar o "Mais Querido" aos títulos mais importantes da sua história.
Em 79, um fator atípico no Carioca. Foram disputados dois Estaduais no mesmo ano. E o Rubro-Negro, que não tinha nada a ver com o regulamento, faturou os dois, com direito a recorde nacional. Na conquista do bicampeonato, o chamado Carioca Especial, foi dividido em dois turnos, que acabaram indo para a Gávea.
No primeiro turno, triunfo sobre o Botafogo por 3 a 0.No segundo, empate com o adversário e taça na mão.No tri, o time de Zico e cia atingiu a marca de 52 jogos invictos (que não foi superada até hoje). Depois de vencer o primeiro turno contra o Vasco e o segundo contra o Fluminense, o título veio com um empate em 0 a 0 com o Botafogo.1999, 2000 e 2001- O quarto TRIO quarto tricampeonato da história do Rubro-Negro teve um capítulo especial.
Todos os títulos foram em cima do Vasco, considerado o maior rival da história do clube.
Em 1999, o Vasco tinha o favoritismo para conquistar o campeonato carioca mas foi o Flamengo que levou a taça. Depois de vencer a Taça Guanabara, o Fla encarou os cruzmaltinos, vencedores da Taça Rio, na final. Numa partida nervosa, o gol de Rodrigo Mendes, aos 32 minutos da segunda etapa, levou a torcida ao delírio num Maracanã lotado.No ano de 2000, o título mais fácil da trilogia.
O Fla se classificou para a final após vencer a Taça Rio. No primeiro jogo aplicou um 3 a 0, com gols de Athirson, Fábio Baiano e Beto. No jogo seguinte, novo triunfo. Dessa vez por 2 a 1, com Tuta e Reinaldo confirmando o bicampeonato.
Pet, em estado de êxtase, corre para comemorar o gol do tri sobre o Vasco
O Tricampeonato foi sacramentando num jogo épico, de muito nervosismo. Já na Taça Guanabara, uma vitória sobre o Flu nos pênaltis. Na final, o Vasco novamente.
No primeiro jogo, vitória do rival por 2 a 1. No segundo, a vantagem do empate era vascaína. O time de São Januário, inclusive, poderia perder por um gol de diferença. Ou seja, se o Fla vencesse o jogo pelo mesmo placar o título iria a Colina. Para o título ser do Rubro-Negro somente com vitória por dois gols de diferença. E assim foi feito.O Fla saiu na frente com Edilson, de pênalti, mas o Vasco empatou com Juninho Paulista. No segundo tempo, o Capetinha voltou a colocar o Fla em vantagem, aos 8 minutos. A partida já caminhava para o fim, quando o sérvio Petkovic cobrou uma falta magnífica e explodiu o grito de campeão na galera rubro-negra, seguido do já famoso 'Ôõôôôô.. Vice de novo'.2007, 2008 e 2009 - O quinto tricampeonatoDepois de faturar o quarto tricampeonato em cima do Vasco, o Flamengo escolheu o Botafogo como vítima.
Em 2007, empate em 2 a 2 na final, com gols de Souza e Renato Augusto. Nos pênaltis, Fla 4 a 2 (Renato, Roni, Juan e Léo Moura) e o primeiro dos três títulos garantido.Em 2008, depois da polêmica do chororô na Taça Guanabara, vencida pelo Fla com muita reclamação dos alvinegros, as duas equipes voltaram a se encontrar na decisão do Carioca. No primeiro jogo, vitória rubro-negra por 1 a 0, gol de Obina. Na decisão, triunfo por 3 a 1, com gols de Diego Tardelli e Obina (2) e bicampeonato para o Mais Querido.






Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/ataque/campeaocarioca2009/html/2009/5/pode_tentar_mas_so_o_meu_mengao_que_e_penta_9221.html

Sites relacionados com o TIME DO FLAMENGO:


http://www.flamengo.com.br/
http://www.flamengo.com.br/site_clube/home_clube.htm
http://www.flamengorj.com.br/
http://www.torcidajovemdoflamengo.com.br/
http://www.maiortorcidadomundo.kit.net/
http://www.flamengonet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails