segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dia do Cartógrafo - 6 de Maio



6 de Maio - Dia do Cartógrafo


O Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil.



O fato se deu em 27 de abril de 1500, segundo o Calendário Juliano utilizado na época, quando Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália - atual Porto Seguro.



O documento foi enviado à corte juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o atual Calendário Gregoriano, 6 de maio.



De lá para cá, a tecnologia marcou a diferença entre aqueles primeiros profissionais e os engenheiros cartógrafos da atualidade. Afora isso, eles são e sempre serão os mesmos artistas da ciência de compor cartas geográficas.



No próximo texto, "O documento cartográfico mais antigo do Brasil", você terá a oportunidade de conhecer a carta de Mestre João a D. Manuel I.



Palavra de quem entende de cartografia.



"No limiar do terceiro milênio - Brasil 500 anos de descobrimento, com uma grandeza territorial de 8,5 milhões de Km2, e irmanado dos ideais de célebres cientistas, registro a passagem da data 6 de maio - Dia do Cartógrafo - de modo que juntos possamos vislumbrar um futuro promissor para a cartografia brasileira".



Ernesto Gurgel, Coordenador de Graduação do curso de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Coordenador Estadual da Sociedade Brasileira de Cartografia - SBC/PE



"Difundir e divulgar a Cartografia é uma tarefa talvez mais difícil do que mapear o território.A dificuldade de mapear o Brasil é decorrente em parte da carência de recursos financeiros e em parte da extensão do país. É importante dizer que há tecnologia, empresas e pessoal capacitado para isto. Clamo pela superação da dificuldade de divulgar o nosso trabalho.




O engenheiro cartógrafo, trabalhando em equipe, produz mapas que servem de base para outras áreas - engenharias, geociências, arquitetura e urbanismo, agronomia - lançarem seus elementos (e isto não é visível ou perceptível à primeira vista para o grande público). Talvez isto possa explicar porque a Engenharia Cartográfica é pouco conhecida do grande público e até mesmo dentro das engenharias.




Isto incomoda os alunos e profissionais porque eles não se vêem no "espelho social". Em outras palavras, há uma certa angústia como que esperando que a sociedade lhes reconheça o esforço pessoal e o valor da profissão. Eis aí a importância do dia 6 de maio, quando comemoramos o Dia do Cartógrafo no Brasil, oportunidade de aparecermos um pouquinho para falar e mostrar a enorme importância da Cartografia para um país de dimensões continentais como o nosso Brasil quinhentão. Saudações Cartográficas".



João Fernando Custódio da Silva, Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP Presidente Prudente - SP



"Os mapas podem ser descritos, em linhas gerais, como a representação gráfica da terra real ou de uma porção de sua superfície, obedecendo escalas apropriadas e precisões técnicas específicas. Apresentando os fenômenos da realidade para a percepção da visão humana, permitem pensar, planejar e agir à distância.




"Um mapa é o maior de todos os poemas épicos. Suas linhas e cores mostram a realização de grandes sonhos" - Gilbert H. Grosvenor, National Geographic, Editor (1903-1954).


As palavras de Gilbert Grosvenor, apresentadas de maneira poética e ao mesmo tempo sábias, mostram também os mapas como um registro, em diversas épocas da história da humanidade, da trajetória do homem e da sua ação, algumas vezes benéficas outras nem tanto, sobre o planeta Terra.




Os cartógrafos ao utilizarem diversas ciências e técnicas para documentarem as ações humanas sobre o terreno, em uma linguagem gráfica, geometricamente construída, exercem o papel de tradutores dessas realizações. Realizações que, no mundo atual, (de ocupação territorial cada vez mais intensa), não podem prescindir dos mapas para ainda na fase de planejamento evitem, entre outros aspectos de ordem social e econômica, evitarem que danos sejam causados ao meio ambiente, ao território em que vivemos, o nosso parceiro nesse sonho de vida e de cidadania."


Angelo José Pavan, Engenheiro Cartógrafo, Diretor Adjunto de Geociências do IBGE.



Fontes:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/cartografo/home.html


http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/cartografo/depoimentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails