terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eu, Etiqueta...

Caro leitor
Eu li este texto no Curso Pedagógico
e isso faz um bom tempo.
Mas,como ele ainda
expressa o nosso dia-a-dia...
Eu, etiqueta...

Em minha calça
está grudado um nome
que não é meu de batismo ou
de cartório,um nome ...estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meus tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço,
meu relógio,
meu chaveiro,
minha gravata e cinto
e escova e pente,
meu copo,
minha xícara,
minha toalha de banho
e sabonete,
meu isso,
meu aquilo,
desde a cabeça
ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso,
reincidência,
costume, hábito,
premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda
que a moda seja negar minha identidade,
trocá-la por mil,
açambarcando todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser eu
que antes era e me sabia tão diverso de outros,
tão mim-mesmo,
ser pensante,
sentinte e
solitário com outros seres diversos e
conscientes de sua humana,
invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar
ora bizarro,
em língua nacional
ou e qualquer língua
(qualquer, principalmente)
E nisto me com prazo,
tiro glória de minha anulação. [....]

Carlos Drummond de Andrade. Corpo.
Rio de Janeiro, Record, 1986




Meu blog Mary Star - Rosemary Quintas (Miguxa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails