Ele equivale a um sabonete neutro, mas é mais eficiente contra alergias
Eles invadiram as prateleiras das farmácias e supermercados e conquistaram as mulheres. Agora, os sabonetes íntimos já são parte da higiene diária feminina. Mas, apesar de fazer muitas adeptas, as dúvidas que rondam o produto não são poucas: ele pode ser usado na menstruação? O que ele tem de especial em relação às outras fórmulas? Qual a frequência ideal de uso?
Para responder essas e outras questões, o MinhaVida conversou com o ginecologista e obstetra Edílson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo.
1. Ele protege mais que o sabonete comum Verdade.
"Os sabonetes íntimos, que são recomendados pelos ginecologistas, devem possuir pH neutro, por isso não desequilibram o pH da vagina, evitando problemas como corrimentos e coceiras" , explica o especialista.
4. Eles oferecem menos risco de alergia Verdade.
5. O uso do produto evita a proliferação de fungos e bactérias Verdade.
6. O sabonete íntimo não pode ser usado durante a menstruação Mentira.
De acordo com o ginecologista, não existe nenhuma contra-indicação. O produto não oferece nenhum risco quando usado durante o período, porque vai sempre acompanhar o pH apresentado pela vagina.
7. O produto não deve ser utilizado todos os dias Mentira.
Na prática, não existe nenhuma alteração considerável na fórmula dos dois produtos, portanto, eles se equivalem. "Mas como os agentes (até mesmo o perfume) dos sabonetes íntimos são totalmente pensados para essa região, o risco de reação alérgica é mais baixo", diz.
De acordo com o ginecologista, os sabonetes antibactericidas são vetados para a região vaginal. "Eles são sabonetes capazes de combater as bactérias de superfície (pele e mucosa) e não devem ser usados na região genital, pois podem destruir os lactobacilos de proteção e aumentar (e muito) o risco de infecções e irritações na vagina", alerta.
10.O uso prolongado pode causar corrimento. Mentira.
De acordo com o especialista, não existe nenhuma relação entre corrimento genital e o uso de sabonetes íntimos. "O corrimento é causado por bactérias e fungos. E o produto não tem nenhuma ligação com a proliferação desses micro-organismos", afirma.
Olá !!!
ResponderExcluirFinalmente voltei a ativa. Estava super "enrolada" no trabalho. Além disso, não sei o que aconteceu com o meu painel no Blogger. Todos os blogs que acompanho (e são muitos) desapareceram como num passe de mágica. Hoje, sai a cata deles, via busca Google. Ao inserir o primeiro, todos voltaram para o painel. Devo ter modificado alguma coisa sem saber.
Enfim, cá estou eu visitando o seu espaço.
Adorei!!!
Bjs
Muitíssimo interessante e importante este artigo amiga. Eu uso sabonete intimo já faz muito tempo e reconheço que não sabia muito sobre eles, pelo menos agora já sei um pouco mais. Gracie.
ResponderExcluirParabéns pelo artigo.
Beijo com carinho
Olá Sumy!
ResponderExcluirQue bom!Eu,às vezes,faço as minhas besteirinhas aqui.E,depois fico me culpando e me perguntando..."Por que fiz aquilo,por quê?"(rs)
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos
Olá Deby!
ResponderExcluirEu li esse artigo no MSN e o achei importante.Então,resolvi compartilhar com os leitores do meu blogger.
Além disso,eu uso sabonete íntimo e esse artigo me esclareceu algumas dúvidas.
Amiga,obrigada pela visita,
pelo comentário e pela congratulação.
Beijos carinhosos.