terça-feira, 18 de agosto de 2009

Saiba mais!!

Paraná confirma mais 28 mortes por gripe suína; Brasil soma 370 óbitos



da Folha Online


A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou na segunda-feira (17) mais 28 mortes causadas pela gripe suína --gripe A (H1N1). Com os novos dados, o número de óbitos sobe para 107 no Estado e para 370 no país.







De acordo com a secretaria, dos 28 novos casos computados, três aconteceram desde o último boletim, na sexta-feira (14). Os outros 25 óbitos confirmados aconteceram entre os dias 20 de julho e 13 de agosto e aguardavam exames laboratoriais.
Até ontem, o Estado do Paraná registrava 3.967 casos notificados da doença, sendo que 1.833 foram confirmados. A área com maior número de mortes confirmadas era a região metropolitana de Curitiba, com 55 óbitos.
São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A (H1N1), com 134 óbitos confirmados. O Paraná é o segundo em número de vítimas (107), seguido pelo Rio Grande do Sul (70), Rio (39), Santa Catarina (9), Minas (5), Paraíba (2), Pernambuco (1), Bahia (1) e Rondônia (1), além do Distrito Federal (1).




Na semana passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu proibir temporariamente a veiculação de propagandas de analgésicos e de antitérmicos usados para aliviar os sintomas da gripe comum devido ao grande número de casos da gripe suína no país.
De acordo com o texto, o objetivo da medida é evitar que o uso dos medicamentos mascare uma situação de risco à saúde --no caso, a gripe suína.
O texto proíbe propagandas de produtos à base de ácido acetilsalicílico e de outros medicamentos de venda isenta de prescrição médica com propriedades analgésicas e antitérmicas, além daqueles à base de paracetamol, dipirona sódica, ibuprofeno e associações.

Sintomas



A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Gripe Suína - H1N1 - Higienização das Mãos

http://www.youtube.com/watch?v=47hpYJlbLpI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails