quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Afeto é Genial!

O Poder do Afeto








A falta de tato para resolver conflitos e tratar de assuntos com pessoas que têm ideias opostas, tem sido responsável por muitos desentendimentos e dissabores nos relacionamentos.
Por vezes, um problema que poderia ser facilmente resolvido, cria sérios rompimentos por causa da falta de jeito dos antagonistas.
O afeto, usado com sabedoria é uma ferramenta poderosa, mas pouco usada pela maioria dos indivíduos. O mais comum tem sido a violência, a agressividade, a intolerância. Existem pessoas que não gostam de mostrar sua intimidade e se escondem sob um véu de sisudez, com ares de poucos amigos, na tentativa de evitar aproximações que deixem expostas suas fragilidades. São como os caramujos, os tatus, as tartarugas e outros semelhantes.
Ao se sentirem ameaçados, escondem-se em suas carapaças naturais, e não deixam à mostra nenhuma de suas partes vulneráveis.

 A propósito, você já tentou alguma vez retirar, à força, de seu esconderijo, um desses animaizinhos?

Seria uma tentativa fracassada, a menos que você não se importe em dilacerar o corpo do seu oponente.




 


No caso da tartaruga, por exemplo, quanto mais você tentar, com violência, retirá-la do casco, mais ela irá se encolher para sobreviver. Mas, se você a colocar num lugar aconchegante, caloroso, que inspire confiança, ela sairá naturalmente.
Assim, também acontece com os seres humanos. Se em vez da força se usar o afeto, o aconchego, a ternura, a pessoa naturalmente de desarma e se deixa envolver.










Às vezes, a pessoa chega prevenida contra tudo e contra todos e se desarma ao simples contato com um sorriso franco ou um abraço afetuoso. Mas, se ao invés disso encontra pessoas também predispostas à agressão, ao conflito, as coisas ficam ainda piores.
Como a convivência com outros indivíduos é uma realidade da qual não podemos fugir, precisamos aprender a lidar uns com os outros com sabedoria e sem desgastes.
A força nunca foi e nunca será a melhor alternativa, além de causar sérios prejuízos à vida de relação.
Portanto, criar relacionamentos harmônicos é uma arte que precisa ser cultivada e levada a sério. Mas para isso é preciso que pelo menos uma das partes o queira e o faça.
E se uma das partes quiser, por mais que a outra esteja revestida de uma proteção semelhante à de um porco-espinho, ninguém sairá ferido e o relacionamento terá êxito.
Basta lembrar dessa regra bem simples, mas eficaz: em vez da força, o afeto. E tudo se resolve sem desgastes.




(Autor desconhecido)
 
 
Fontes das imagens:
 
 
 










4 comentários:

  1. Tudo que é feito com amor e carinho, trará bons resultados! A vida é assim, mas muitos não tem sensibilidade o suficiente para tratar os seus semelhantes como eles realmente merecem. Se todos agissem assim, o mundo seria diferente, com certeza.
    Beijos e linda postagem!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana!

    Realmente, algumas pessoas devem ser mais sensíveis com as outras,pois elas não ouvem, não fazem carinho e nem olham nos olhos.Só falam,falam...parece que vestiram uma armadura, se fecharam para amar e serem amadas.

    Querida amiga, obrigada pela visita e comentário.

    Um beijo e uma ótima 6ªfeira para você.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo querida... O poder do diálogo é essencial em um relacionamento, e o afeto, essencial! Quando não há, com certeza o conflito que poderia se resolver facilmente se torna tão grande que quando se percebe já não há mais solução!
    A demonstração de carinho desmonta qualquer armadura, basta saber usá-la com sabedoria e de "verdade"...

    Um maravilhoso final de semana linda... Beijos com meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando não há diálogo, provavelmente, a relação vira areia...e muda de lugar de qualquer maneira.

      É impressionante, mas algumas pessoas não demonstram afeto,ou melhor, sentem dificuldade em demonstrá-lo.

      Ah!O afeto tem seu poder, com certeza.

      Muito obrigada e boa semana para você.
      Beijos

      Excluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails