sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alteração no Trânsito no Centro de Niterói - "Projeto do Mergulhão"

Obras do mergulhão vão alterar o trânsito no Centro




26/05/201

Em função da primeira fase dos serviços na Avenida Marquês do Paraná, a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de junho, o acesso para o Centro do município já deve sofrer modificações no tráfego





















O mergulhão da Avenida Marquês do Paraná começará a ser construído na próxima quarta-feira. A obra vai demandar algumas mudanças no trânsito da cidade. O projeto terá início com os remanejamentos das redes de serviços públicos de água, esgoto, telefonia, gás e águas pluviais.
A princípio, não muda nada para os veículos que saem de Icaraí em direção à Ponte Rio Niterói e pouco para quem faz o trajeto contrário. Mas, na segunda fase das obras, quando será iniciada a terraplenagem e cravação de estacas, um novo esquema de trânsito deverá ser necessário. 
No sentido da Ponte para Icaraí, os veículos deverão fazer o contorno pela Avenida Amaral Peixoto e Rua Doutor Celestino, como já acontece atualmente no período entre 6 e 17 horas. Automóveis e caminhões procedentes de Icaraí terão acesso ao Centro através das ruas Euzébio de Queirós e Marquês de Olinda, chegando à Avenida Amaral Peixoto. O itinerário dos ônibus não sofre alterações, por enquanto.
O estacionamento será proibido nas ruas Doutor Celestino, Euzébio de Queirós e Marquês de Olinda. O acesso ao Hospital Antônio Pedro para quem vem do Centro ficará complicado – o motorista terá que ir até Icaraí e voltar.
Para a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e a Subsecretaria Municipal de Trânsito, que elaboram o esquema especial de trânsito, o trânsito deverá fluir normalmente no período da manhã, mas deverá ter algumas retenções no pico da tarde. A NitTrans recomenda aos motoristas, itinerários alternativos, sempre que for possível. A sugestão é para que os niteroienses que se dirigem ao Rio de Janeiro deem preferência à travessia por barca e, para quem vai acessar a Ponte Rio-Niterói ou o Centro de carro, utilize o trajeto da orla, por Icaraí, Ingá, Boa Viagem e Gragoatá.
A passagem subterrânea faz parte das intervenções propostas pelo arquiteto Jaime Lerner para desafogar o trânsito na cidade. No dia 14 de maio, O FLUMINENSE noticiou a concessão da Licença Ambiental de Desmonte e de Instalação à empresa Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) para a execução da obra.
“A concessão da licença é um procedimento obrigatório para darmos prosseguimento ao projeto do mergulhão”, explicou o prefeito Jorge Roberto Silveira na ocasião.
Com extensão de 274 metros, o mergulhão compreenderá o trecho entre as ruas Senador Nabuco e Doutor Celestino, em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro.
O projeto será complementado por outro, da CCR Ponte S/A, que prevê a construção de um segundo mergulhão sob a Praça Renascença. Um vai beneficiar o acesso à Ponte, outro a saída.
A Marquês do Paraná passará, ainda, por alargamento entre as ruas Miguel de Frias e Doutor Celestino. Também deve sair, em breve, licitação para as linhas de ônibus da cidade, que segundo o prefeito Jorge Roberto Silveira, vai reduzir a quantidade de ônibus nas ruas, entre 80 e 100 veículos.
Em entrevista exclusiva a O FLUMINENSE, no dia 15, o prefeito anunciou, ainda, a construção de um novo, maior e melhorado terminal de ônibus no Centro, no lugar do João Goulart. Ele informou que o projeto “favorece a implantação de um sistema viário mais disciplinado que vai diminuir o tempo de espera dos passageiros e reduzir os engarrafamentos na área”. 

Um comentário:

  1. Hі! This is mу fігst viѕit to yοur blog!
    We аre a сollection of vοlunteerѕ аnd stагting а nеw initіative іn a community in the same nіche.
    Youг blоg ρrovided us useful information to
    ωork оn. You haνe ԁone a wonԁerful job!
    Look into my web blog : rollespill.err.No

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails