sábado, 29 de novembro de 2008

Drenagem Linfática: Saúde ou Estética?

Drenagem linfática: saúde ou estética?


Quando o sistema circulatório não cumpre corretamente sua função, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de líquido, que não consegue absorver. Na maioria dos casos, esse fenômeno se traduz por sintomas como a celulite ou retenção de líquidos, peso nas pernas ou aparecimento de edema(inchaço).

A drenagem linfática é uma técnica de compressão manual dos tecidos, feita pressões leves e lentas, que utiliza manobras específicas que seguem o trajeto do sistema linfático. Pode ser manual ou mecânica(com utilização de aparelhos), com o intuito de aumentar a circulação linfática para transportar líquidos excedentes, restos metabólicos e toxinas, facilitando o escoamento do líquido linfático até os gânglios linfáticos.

Nesse sentido, a drenagem linfática seria indicada para o tratamento e prevenção de várias patologias como nos casos de edema linfático, dores musculares, alterações circulatórias, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, gravidez, relaxamento corporal, e também no tratamento da celulite, já que melhora a drenagem da linfa e da circulação em geral.

A celulite, sem dúvida, é uma das principais preocupações que afetam a estética do corpo feminino. Porém, muito além do aspecto dos nódulos celulíticos a drenagem agirá devolvendo o equílibrio ao organismo trazendo saúde e bem-estar às pessoas que se beneficiam dela. Portanto, a drenagem é um grande aliado no tratamento, agindo na retenção de líquido em tecido subcutâneo, melhorando, conseqüentemente, o aspecto da pele.

Vale salientar que a drenagem linfática deve ser realizada por profissional qualificado para que seja alcançado o resultado esperado e não ocorra agravamento do quadro. Além disso, é importante a parceria entre fisioterapeuta e paciente e que este siga as orientações quanto à importância da prática da atividade física, manutenção de alimentação saudável e ingestão de líquidos, aliados fundamentais para o sucesso no tratamento.


Fonte: Tablóide - Correio de Icaraí - Ano XI - Nº143 - OUT/NOV - 2008

Por: Dra. Angélica Botelho, fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails