sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Saber Escutar


Saber Escutar

A aprendizagem só se realiza com a atenção plena e esta depende, em grande parte, da concentração que, por sua vez, depende de como se sabe escutar.
Quando você ouve um interlocutor, você tem em mente a responsabilidade de ser um bom ouvinte? Provavelmente não, como quase todos.
Escutar não é apenas ficar em silêncio. Escutar é colocar um vigoroso interesse no que se está ouvindo. É interrogar-se constantemente: O que é que a pessoa está efetivamente expondo e o que está me dizendo em particular? O que aprendi e o que tenho a aprender com ele? Como conhecer aquilo que está dizendo? Quais são suas intenções e que questões posso colocar?
Escutar conscientemente implica num duplo esforço: captar o sentido literário das palavras e, o mais difícil, procurar entender quais são suas intenções.
O hábito de escutar bem adquire-se através da força de vontade e de algumas atitudes práticas, como:

a) Adotar uma atitude ativa: é essencial ter com o interlocutor uma atitude ativa e não passiva ou indeferente. Uma atitude de oposição ou sem curiosidade com o orador nos coloca numa situação de mau ouvinte. Entrar no sujeito com uma curiosidade alerta é uma atitude ótima para escutar bem.
b) Olhar para o orador: além de ser uma atitude de educação é fundamental que se olhe para o expositor, pois esta atitude ajuda a perceber melhor o que ele quer dizer, tanto através das palavras, quanto através dos gestos e expressões faciais.
c) Descobrir a idéia principal: as idéias principais aparecem entre palavras, às vezes, bonitas e, outras vezes, desnecessárias. Uma boa maneira é se anotar numa só frase ou em algumas palavras o que se acredita serem as idéias principais.
d) Saber julgar: a objetividade em saber julgar o que se está ouvindo é uma atitude ótima que ajuda a escutar criticamente. Este é um estágio importante, pois você não é uma esponja inteligente que apenas recebe.

 Você deve julgar, confrontar o que você pensa com o que está ouvindo.
É sempre bom lembrar que:
a) Saber escutar é um poderoso meio de aprender;
b) A capacidade de escutar de cada um pode ser melhorada por um treinamento sistemático;
c) A aquisição de bons hábitos de escutar depende mais do esforço pessoal e da atenção dos pais e dos professores em geral do que, especificamente, do professor de português ou de literatura;
d) No estágio atual da nosso civilização, com o alto grau de desenvolvimento dos meios de comunicação, é urgent aprender a escutar criticamente o que nos é exposto através das informações.
Concluindo podemos dizer que este ato, aparentemente simples, é um ato eminentemente ativo, coloca em ação todas as faculdades, reclama de nós uma atitude psíquica determinada, um trabalho mental intenso e um envolvimento dos sentimentos.
É importante, pois, que aproveitemos as oportunidades que se nos apresentam na escola para desenvolver nossa capacidade de bem escutar.

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails