sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Orgânicos para todos

Orgânicos para todos



Nos anos 50 surgiu uma novidade que, dizia-se, garantiria alimento para todos no planeta: os agrotóxicos. Eu te pergunto: acabou a fome? Claro que não, mas os produtores de agrotóxicos ficaram ricos! O problema da fome, assim como o do dinheiro, não é a falta, e sim a má distribuição. A filosofia seria: abasteça seu vizinho e com o excedente vá ampliando seu mercado.
Temos que ficar atentos com os discursos sobre a produção de alimentos.
Por exemplo, a soja produzida no Brasil não vira comida, mas é vendida para virar ração para alimentar os porcos, as vacas, etc... Na verdade, produzir de forma orgânica nada mais é do que resgatar a forma que nossos bissavós produziam. O orgânico é um produto ético, que respeita a natureza e o produtor, vsando a sustentabilidade. é um alimento livre de contaminação por agrotóxicos e por adubos químicos, que respeita as características da região onde é plantado e o tempo e a época de seu cultivo, utilizando água limpa na sua irrigação.
Nós, produtores de orgânicos, somos obrigados a respeitar normas impostas pelas certificadoras(órgãos que garantem que o produto é orgânico), como qualidade de vida de quem trabalha e preservação ambiental. Tudo para que os produtos estejam dentro de um padrão de qualidade, preservando seu verdadeiro sabor, seu teor nutricional e, principalmete, garantindo qualidade de vida a quem produz. O que quero dizer é que, ao consumir um produto orgânico, você não só está se alimentando melhor, mas também contribuindo de forma decisiva para a fixação do homem no campo, para a preservação do planeta e tornando-se um consumidor com responsabilidade social!
Tudo pode ser produzido de forma orgânica! O Brasil é um grande produtor de suco de laranja orgânico, de açúcar orgânico e de cacau orgânico, por exemplo, além de verduras e legumes. Para o crescimento do mercado orgânico, é fundamental que o consumidor tenha consciência da sua responsablidade. Cobre do mercado que ele tenha mais produtos orgânicos e com isso ajude a baixar os preços e aumentar a oferta.
Produzir orgânicos é mole. O difícil é ser um consumidor de orgânicos! Pense nisso!

Fonte: Revista - O GLOBO
Colunista convidado - Marcos Palmeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails