Preconceito até sem querer
Piada de português e frases do tipo "lugar de mulher é na cozinha" todo mundo já ouviu alguma vez. Ou falou, mesmo sem querer. Pode até soar engraçado para algumas pessoas. Mas é uma manifestação preconceituosa.
Neste livro, o antropólogo Renato da Silva Queiroz, professor da Universidade de São Paulo(USP), analisa os mais diversos preconceitos, como o racial, o religioso e o político. E afirma que a escola tem papel fundamental para combater esse tipo de manifestação.
Nova Escola - Todos nós temos algum tipo de preconceito, mesmo sem querer?
Renato Queiroz - Sim. É quase natural, à medida que se assimilam valores. A pessoa cria uma espécie de filtro para avaliar o mundo de acordo com o grupo a que pertence. A partir daí, ela pode manifestar repúdio por determinadas manifestações de outros grupos.
N.E. - Por que o livro é voltado para os jovens?
R.Q. - Porque lidar com a diferença é uma preocupação para os adolescentes. Nessa fase da vida, os valores ainda estão se ajustando. Nos adultos, eles já estão consolidados e é mais difícil modificá-los.
N.E. - Como a escola interfere nesse processo?
R.Q. - A escola é um agente fundamental de socialização. Ela pode estimular a integração, aceitando diferentes grupos sem discriminação. Por outro lado, sabemos que o preconceito é alimentado pelo senso comum e pelo estereótipo. Alguns livros didáticos, por exemplo, trazem conotações preconceituosas sem mesmo os autores terem consciência disso. Por isso, os professores precisam estar atentos também ao conteúdo do material.
N.E. - Os pais podem ajudar em alguma coisa?
R.Q. - Sem dúvida. Ninguém nasce com preconceitos. Eles são culturalmente absorvidos. É importante mostrar às crianças que o hibridismo racial e cultural são benefícios para a humanidade, e não o contrário.
Indicação do livro: Não Vi e não Gostei - O Fenômeno do Preconceito, Renato da Silva Queiroz. Editora Moderna.
Fonte: Revista - Nova Escola - Ano XI - Nº 94 - Junho de 1996
This anti-stretch maгkѕ system іs helpful and efficient
ResponderExcluirin eaсh waу.
Herе is my web page :: trilastin reviews
my web page: wiki.geeknode.org
Thanκѕ dеsignеԁ fοr ѕhагing such a
ResponderExcluirnіce iԁeа, aгticle is gοod, thats whу i have read
іt entіrely
Heгe іs my wеbsitе; www.insafbook.net
my web site :: just click the following web page
This antі-stretch marks tеchniquе is effectiѵе and effiсient in еach wаy.
ResponderExcluirAlѕo ѵisit my web-site - home
my site - http://www.prnewswire.com/news-releases/trilastin-review-and-latest-coupon-code-savings-released-at-awesomealldaycom-190256601.html
With this a grеat dеal of wonderful ρraises for the
ResponderExcluirρroԁuct, іt is nο wonder that іt haѕ been on
top гateԁ from οther brands of stretch marκ cгeams.
mу weblog - Http://Www.Prnewswire.Com/News-Releases/Trilastin-Review-And-Latest-Coupon-Code-Savings-Released-At-Awesomealldaycom-190256601.Html