quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Educação - Capitalista e Utópica


Educação

Vamos comparar duas maneiras de encarar a educação, a maneira capitalista e a utópica. A educação capitalista só acontece quando alguém pretende mudar o modo de pensar de uma outra pessoa. Para eles, de um lado está a escola, a sociedade, o professor, os conhecimentos científicos, e esses estão sempre com a razão. Esses são os que (pensam que) sabem das coisas. E eles ensinam suas verdades para os alunos, as crianças, os jovens, o povo, que eles julgam ignorantes. O objetivo da educação capitalista é colocar alguma coisa que estava fora para dentro da cabeça do aluno. E também o esforço para transformar o aluno em uma pessoa idealizada por outros.
As atividades pedagógicas são diferentes porque elas não pretendem construir nada como uma casa ou um hospital, nem montar um rádio, nem costurar uma calça. Às vezes, em uma atividade pedagógica, podemos até construir alguma coisa, ou levar um objeto de um lugar para o outro, mas sem que isso seja exatamente o nosso objetivo. Tanto que podemos construir uma casa e depois desmanchá-la para fazer tudo de novo. Uma atividade pedagógica se parece com a dança. O dançarino vai e volta diversas vezes pela sala. Quando ele vai, o que pretendia não era exatamente ir até o outro lado da sala, tanto que logo ele voltou sem ter feito nada do lado de lá. Mas, alguma coisa deve ter mudado no mundo, ou talvez fora do mundo. Se nada mudasse, os dançarinos não perderiam o seu tempo andando de lá para cá. Talvez ele tenha ficado mais inteligente, ou suas pernas tenham ficado mais fortes, ou se tenha se tornado uma pessoa mais feliz ou tenha mais chances de ir para o céu, mesmo que nada disso tenha valor econômico, no sentido de servir para comer, morar, sentar em cima, etc.
Quando reunimos uma porção de atividades pedagógicas em um mesmo lugar, chamamos esse lugar de escola. A sociedade está cheia de atividades pedagógicas. São pessoas tocando piano, jogando futebol, crianças brincando de pique, pessoas explicando o que sabem para outras. O importante para a Utopia é que existam muitas atividades pedagógicas, muito mais do que hoje, e que essas atividades sejam boas, de boa qualidade, e que as pessoas tenham acesso a elas e nunca participem de nenhuma delas à força.
Se o partido utópico - ou federacionista - chegar ao poder ou se puder interferir no poder, o seu projeto fundamental é um grande esforço pedagógico, que consiga que as pessoas tenham acesso ao maior número de atividades pedagógicas, livremente, e que essas atividades sejam de boa qualidade: acessíveis, de bom nível, constantes, etc., fazer tudo para que as atividades pedagógicas tenham uma boa organização, que aconteçam sempre, que incorporem a pedagogia, etc. A educação utópica é livre, plural, universal e permanente. Não basta levar a educação a todas as pessoas e que a educação dure toda a vida das pessoas: é preciso revolucionar a estrutura da educação, além de que essas duas questões estão amarradas uma à outra.

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