quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O nome da rua e a sua história

Quando as ruas contam seus nomes.


Muitas vezes os nomes das ruas escondem suas origens. Quem pensa, por exemplo, que a Rua álvares de Azevedo é uma homenagem ao escritor de "Noite na Taverna", muitose engana. Na verdade, o nome homenageia o sobrinho do escritor. Manuel Antônio Álvares de Azevedo Sobrinho, também escritor e jornalista e que foi o primeiro juiz de direito de Niterói. Mas antes de levar este nome ela era chamada de Rua da Independência.
Foi justamente pensando em esclarecer esses aspectos históricos das Ruas de Niterói, que a Prefeitura tomou a iniciativa de contar a história dos nomes das ruas da cidade. Icaraí foi o bairro privilegiado, com a instalação de 16 placas em ruas como Mariz e Barros, Lopes Trovão e Mem de Sá, que foi a primeira delas a receber a placa. A Rua da Conceição, no Centro da cidade, é a única que está fora do eixo de Icaraí. O projeto foi iniciado pela Emusa em 1992 e apesar de a proposta inicial pretender atingir todas as ruas da Zona Norte, Sul e central da cidade, a instalação das placas não continuou.
_ O projeto foi interrompido porque a Secretaria de Obras tem agora outras prioridades de trabalho, como a duplicação da Rua Visconde do Rio Branco _ diz Guilherme Tinoco, presidente da Emusa.
O responsável pelos resumos de cada uma das placas instaladas é o historiador Emanuel de Macedo Soares. Ele é também o autor do livro " As ruas contam seus nomes", editado em 1993 pela Niterói Livros. Através das placas, quem passa pelas ruas de Icaraí pode ficar sabendo quem foi Gavião Peixoto, Ary Parreiras e Moreira César sem ter que recorrer a enciclopédias para saber quem foram os personagens da história que hoje dão nome às ruas de Niterói. Em sua pesquisa, Emmanuel descobriu que a Rua Gavião Peixoto só veio se chamar assim em 1883. Antes, a rua era conhecida como Rua dos Velhacos, já que as pessoas que deviam aos comerciantes da Rua Mem de Sá usavam a Gavião Peixoto para se livrar das constantes cobranças.
Fonte: Jornal O GLOBO
Niterói - 20 de novembro de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails