quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O que é Utopia?




Utopia: uma cartilha
Luiz Gonzaga Teixeira

O que é Utopia?

É lógico que não vamos dizer o que é Utopia em umas poucas linhas. Então, se você quer entender realmente o que é Utopia, essa cartilha é apenas o começo. O que vamos dizer aqui, nesse item é muito pouco. Vamos supor que alguém leia escrito Utopia em algum muro ou cartaz. Aí ele pergunta: o que é isso? Ele não consegue imaginar nada. Essa é uma palavra que ele nunca viu e que não se parece com nenhuma outra palavra que conheça. Não tem idéia se é uma peça de teatro, um nome de mulher, marca de cerveja, partido político, país, um adjetivo como maravilhoso, ou sem sentido ou uma sigla como CIA ou CUT. Primeiro: Utopia é o nome de uma ideologia e de um movimento. O que é uma ideologia? É um conjunto de idéias que formam um sentido. Uma ideologia é como uma única e grande idéia, que tem a propriedade de poder ser desmembrada em muitas idéias menores que respondem praticamente a todas as situações da vida. Uma pessoa que tem uma ideologia pode, assim, se posicionar diante de todos os problemas que a vida apresenta de uma maneira coerente, compreensível. Nem todas as ideologias têm nomes, ou às vezes se usa um nome que pode significar diversas ideologias. Fora essa possíveis confusões, podemos nomear algumas grandes ideologias: comunismo ou marxismo, cristianismo, socialismo, capitalismo ou liberalismo, conservadorismo. Pois bem, Utopia é uma dessa ideologia. E o que é movimento? Quase toda ideologia tem um movimento. Por exemplo: muitas pessoas acreditam no comunismo. A sua ideologia é o comunismo. Outras acreditam no cristianismo. E essas pessoas não ficam paradas, nem se comportam como as outras, nem ficam isoladas. Mas se juntam e juntas conversam, estudam e realizam ou pelo menos tentam realizar o que pensam. Pois é isso o movimento de uma ideologia: as pessoas que a seguem, as reações entre elas, as idéias, as atividades. É como se a ideologia descesse à terra e se materializasse no e pelo movimento.

Vamos comparar as três ideologias mais conhecidas: o cristianismo, o comunismo e o capitalismo. O cristianismo é um movimento muito organizado, tem uma organização centralizada e eficiente. Dispõe de um sistema para a formação de quadros, de pesquisa, de difusão, de atuação política, de imprensa e de acomodação de diferenças e políticas interna. A sua reunião mais característica, a missa, tem uma estrutura que vem se formando há mais de um milênio. Já o comunismo não é formalizado. Não dispõe de nada tão estruturado como os seminários católicos para a formação de seus quadros. O capitalismo, então, é um sutil, e nada pode se comparar, no capitalismo - como uma assembléia executiva de uma grande empresa ou um jantar no restaurante mais caro - com uma missa. Não se pode comparar a OTAN com a Internacional Comunista ou o Vaticano. Ou seja, não há um movimento capitalista internacional organizado, além dos seus elementos - pessoas, relações, idéias, atividades - conscientes, têm uma área muito maior de influência.

E a Utopia? Vamos falar tanto do movimento organizado, como dessa áreas onde a influência da Utopia pode ser notada. Primeiros: não existe nada parecido com um movimento internacional organizado. Inclusive, embora os estudiosos não discordem muito do que é utópico, os próprios utópicos nem sempre sabem que são e, até chegam a não admitir esse rótulo. Fora essa incertezas, há muito de concreto.

Vamos lembrar alguns fatos da história humana que são também fatos da história do movimento utópico.


As religiões orientais, como taoísmo, Krishna e budismo, a República de Platão e a religiosidade socialista de Cristo.


A moderna onda de utopias literárias, inaugurada e simbolizada pelas obras de Campanella e Morus.


A onda das comunidades (no sentido moderno) desde 1663.


O movimento socialista-utópico político iniciado por Saint-Simon, Owen, Fourier e Proudhon.


O movimento cooperativista, iniciado pela cooperativa de Rochdale.


A Utopia pedagógica.


O anarquismo.


A esquerda católica desde a Ação Católica até a Teologia da Libertação.


A revolução dos costumes atuando na estrutura da família, na alimentação.


O terceiro-mundismo.


Os movimentos pelos direitos humanos, não-violência, ecologia, feminismo, hippie e estudantil.


E, principalmente, o moderno movimento de comunidades agrícolas e o moderno pensamento utópico de Ernst Bloch, Duveau, Mannheim, Furter, etc.
Bom, e o que têm em comum iniciativas tão diferentes? Muito. Os autores mais antigos, como Platão, Campanella, Owen, Fourier, ainda não tinham conseguido compreender exatamente o que era Utopia e acabavam adotando posições que hoje não consideramos utópicas. Por exemplo, Platão adota uma rígida separação da sociedade em classes, e tanto ele como Campanella adotam a comunidade de mulheres. Ou seja, não eram nem socialistas nem feministas. Mas esses últimos pensadores (Bloch, Mannheim, etc.) conseguiram apresentar a Utopia como um conjunto coerente e articulado de idéias. Essa cartilha que você está lendo apresenta a Utopia como ela é vista por esses autores.

Seria possível resumir as idéias utópicas em um pequeno parágrafo? Vamos tentar: A preocupação principal da Utopia é organizar uma vida nova. Mas não uma vida nova qualquer. É preciso que ela tenha algumas características, como: que não admita qualquer tipo de privilégio, que permita a execução de ideologias e esquemas de vida diferentes, que apóie a maior número dessa forças que vêm revolucionando cada célula da sociedade, que seja tolerante, crítica, afetiva, natural.

Fonte: http://www.dhnet.org.br/desejos/utopia/index.html

5 comentários:

  1. It's hard to find educated people on this topic, however, you sound like you know what you're talking abοut!
    Thanks
    Feel free to surf my weblog : nippomac.info

    ResponderExcluir
  2. Нello! І know this is kinda off topic however , I'd figured I'd
    ask. Would yοu be interested іn exchanging lіnκs ог
    mаybe guest wгiting a blog агticlе or vice-versa?
    Mу wеbsite coverѕ a lοt οf the same topicѕ as youгs and I feel wе could gгeatly benefit
    from еaсh other. If уou are
    interested feel free to senԁ me an e-mail. I look forward to heaгing from you!
    Awesome blog by the way!

    Look at my webpage ... Highly recommended Site
    My site :: simply click the next web page

    ResponderExcluir
  3. Do you mind if I quote а cοuρlе of your posts аs lοng aѕ I proviԁe credit and
    sourсеѕ back to youг site?
    My wеbsite іs in the very same nісhe as yours аnd
    my νisitors ωould genuіnely benefit frοm a lot of the information you proѵiԁe here.
    Please let me know if this οkay with yοu.

    Rеgards!

    Нerе is my web-sitе: Http://Www.Prweb.Com/

    ResponderExcluir
  4. It's going to be end of mine day, except before ending I am reading this wonderful article to improve my know-how.

    Stop by my page; Http://Www.articyoulate.com/

    ResponderExcluir
  5. What's up colleagues, how is all, and what you want to say concerning this post, in my view its actually remarkable designed for me.

    Here is my webpage; please click the following internet site

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails