sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Projeto Trem-Escola


Estado inaugura primeiro vagão do projeto Trem-Escola


O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o secretário de Transportes, Julio Lopes, vão inaugurar, nesta segunda-feira (15/12), às 12h30, na estação ferroviária de Nilópolis, o primeiro vagão do projeto Trem-Escola, que oferecerá cursos profissionalizantes nos bairros e municípios ao longo da malha ferroviária do estado. Serão atendidos, mensalmente, 400 alunos no horário de 7h às 20h, de segunda a sábado. O evento contará com a presença do governador Sérgio Cabral.
O projeto, inédito no país, foi desenvolvido nas Oficinas de Manutenção da Concessionária Supervia, parceira no Trem-Escola e que realizou os serviços de manutenção dos sistemas mecânicos e pneumáticos do vagão. Contou com a mão-de-obra dos alunos e professores da Escola Técnica Estadual de Transportes Engenheiro Silva Freire, ligada à Rede Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), em um processo pedagogicamente enriquecedor. A participação dos alunos e professores foi essencial para a consecução do objetivo e elemento motivador na formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. No processo, participaram diretamente oito professores e 30 alunos.
A Escola sobre trilhos teve seus ambientes concebidos especialmente para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes, com ar condicionado, computadores, televisão e antenas parabólicas, além de acesso à internet, onde a comunidade poderá realizar pesquisas e imprimir segunda via de documentos. São esperados mais de 3.500 acessos/mês à rede.
Para a realização do projeto foram disponibilizados inicialmente recursos da Secretaria de Transportes. Posteriormente, o projeto contou com recursos da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), instituição vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT). Foram também aportados recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio da COPPE/UFRJ. Na etapa final, estão previstos recursos da FAETEC, outra vinculada da SECT. Os gastos totais equivalem a aproximadamente R$ 160 mil.
O projeto foi concebido conceitualmente pelos engenheiros Mauro Soares Tavares e José Luiz Lopes Teixeira Filho e pelo arquiteto Victor Noel Saldanha Marinho, tendo sido apresentado e premiado no Congresso Panamericano de Ferrovias, que se realizou em Cuba no ano de 2000.
A Escola Silva Freire, elemento fundamental na implantação do Trem-Escola, ministra atualmente cursos técnicos na área de transportes (logística, manutenção elétrica metro-ferroviária e manutenção mecânica metro-ferroviária), cursos básicos profissionalizantes nas áreas de eletrônica, eletricidade, pneumática, automação, logística, solda, tornearia, além de cursos de informática e de idiomas (inglês, francês, espanhol e português), atendendo a aproximadamente 1.300 alunos.
O Estado do Rio de Janeiro, com seus 1.220 km de malha ferroviária, dispõe de meios físicos, operacionais e logísticos para o desenvolvimento desse projeto, que lhe permitirá agregar à sua política educacional o conceito de escolas móveis, permitindo que cada vez mais jovens e adultos tenham parte da empregabilidade necessária para tentar se manter/inserir no mercado de trabalho.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/educacao-noticias-int171.jsp

5 comentários:

  1. Mary,
    Você acaba de ser convidada para participar da brincadeira do "Meme"
    não se preocupe é simples.
    Eu gostei e participei. Espero que você também goste e leve adiante a brincadeira. O link da postagem é:
    http://serenaflor1964.blogspot.com/2008/12/brincadeira-do-meme.html
    Um grande beijo amiga e ótimo Domingo pra você!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, passando pra te deixar um carinho e dizer que tem selo pra você lá no Alma Poeta pro teu blog ok?
    Depois dá uma passadinha lá pra pegar.
    Um beijão e um Natal de muita paz e luz pra você!

    ResponderExcluir
  3. Invente seu Natal!
    Faça algo diferente!
    Faça o melhor que puder com aquilo que tiver!
    Enfeite-se, alegre-se.
    Se não tem dinheiro, encha seu coração de amor! Seja a própria árvore com bolinhas coloridas e muito riso!
    O calor que emana do seu abraço dinheiro nenhum no mundo
    poderia comprar.
    Dê um abraço, um sorriso, um te gosto, um te amo. Seja você o presente!
    Um Natal de muita paz e luz pra você minha querida! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Serena

    Obrigada pelas felicitações!!

    Este final de ano foi surpreendente,fiz e refiz,aprendi e ensinei tantas coisas,que nem passavam na minha cabeça,tais façanhas,mas de repente elas apareceram e tive que enfrentar todos os obstáculos,mais sempre me mantive perseverante e confiante em Deus. Ele me orientou,me fortaleceu,me iluminou o tempo todo,pois Ele está sempre comigo.
    O meu maior e melhor presente é o amor Dele!

    Desejo a você e aos seus um FELIZ 2009!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Serena, muito obrigada por tudo!!

    Fiz a blogagem coletiva " Consumo Consciente",só falta o MEME, eu participarei.Estou atarefada de trabalhos,mas darei um jeitnho.(rs)

    Amiga,conte comigo sempre!

    Você é muito generosa, gentil e amorosa, por isso tudo, agradeço a Deus e a você por sua amizade.
    Que Ele realize todos os seus sonhos!!

    Amei todos os gestos e elogios recebidos através dos presentinhos(selos), das palavras de carinho, de respeito e de profunda amizade.

    Querida amiga,FELIZ 2009!!

    Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails