sábado, 13 de março de 2010

Dia da Família na Escola





Projeto Amigos da Escola promove o Dia da Família na Escola 




 

Na primeira mobilização nacional do Amigos da Escola em 2010, os pais poderão participar mais da educação dos filhos, vendo de perto os projetos dos alunos, conhecendo os mecanismos de gestão e o dia a dia das instituições. O Dia da Família na Escola será realizado no próximo sábado, 13 de março, simultaneamente em 21 estados brasileiros, reunindo cerca de 30 mil estudantes, profissionais pais e voluntários. Muitas escolas também terão a oportunidade de exercer seu papel social ao oferecer serviços gratuitos à comunidade.


Mauro Guimarães, diretor da Escola Municipal Maria Conceição Nunes, em Florianópolis, Santa Catarina, reitera um dos objetivos do Amigos da Escola: fortalecer a educação com atividades complementares. “Participamos do projeto há três anos e tem sido uma experiência ótima. Tudo que os alunos precisam é dessa oportunidade de abrir horizontes, conhecer assuntos e poder debatê-los” diz ele. “Fazemos trilhas e oficinas ecológicas, organizamos palestras sobre educação e meio ambiente. As atividades extracurriculares enobrecem”, completa.


Na Escola Professor Raudir Cavalcante Bastos, em Teresina, no Piauí, estreante no projeto, os alunos receberão os pais em um esforço para melhorar cada vez mais o relacionamento entre família e sala de aula. Segundo a diretora adjunta, Maria Gorete Carvalho, a expectativa é grande. “É a primeira vez que participamos de um evento do Amigos da Escola. Faremos gincanas e jogos de perguntas e respostas sobre a escola para ver até que ponto os pais participam da educação dos filhos”, conta ela, que coordena 276 alunos em tempo integral.



O tema do projeto deste ano é “Minha escola, minha comunidade”. Além do Dia da Família na Escola, serão quatro os dias temáticos – datas de mobilização em que as instituições promovem eventos envolvendo alunos, pais, professores e voluntários: 16 de abril, 28 de maio, 13 de agosto e 5 de novembro.


O Amigos da Escola é o projeto da Rede Globo para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica por meio do envolvimento de todos – profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade – neste esforço. Estimula a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, nunca em substituição às atividades curriculares ou à educação formal – e de cidadania em benefício dos alunos, da própria escola, dos profissionais e da comunidade. É implementado em parceria com o Instituto Faça Parte, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).


As atividades dos núcleos regionais do Amigos da Escola previstas para este Dia Temático são:

• AMAZONAS

Manaus

Local: Escola Estadual Machado de Assis, Escola Estadual Roxana Bonessi, Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Escola Estadual Marechal Hermes, Escola Estadual Cacilda Braule Pinto e Escola Estadual Dra. Zilda Arns.
Horário: das 8h às 12h
 
As seis Escolas Polos de Manaus desenvolverão palestras sobre a importância da participação da família na educação, oficinas de xadrez, origami, artesanato com materiais descartáveis e uma caminhada ecológica. Também oferecerá à comunidade serviços como expedição de carteira de identidade, título de eleitor e carteira de trabalho.


Leia mais:

 





2 comentários:

  1. Muito bom esse projeto! Com certeza os pais devem sempre participar e se interar mais da vida escolar do filho. Se mostrar sempre presente, incentivando, reclamando, dando idéias e assim por diante. Se todos os pais pensarem dessa forma, quem sabe o numero de repetentes diminua, não é mesmo?
    Beijos Rosemary e ótima semana p/você!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana!

    Sim!Claro, que ajudaria a criança e o adolescente se a família tivesse mais envolvida com a escola e que ela veja e sinta na escola um ambiente prazeroso e harmonioso de se conviver.
    Esse projeto é maravilhoso nesse sentido, pois aproxima a família da escola e oferece informações e possibilita que cada cidadão seja respeitado e menos alienado.Portanto,a família de baixa renda, principalmente tem que aprender sobre os seus direitos e deveres e se engajar no processo educativo do filho.


    Querida amiga, muito obrigada e igualmente.
    Rosemary Q.

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails