terça-feira, 23 de março de 2010

Lançamento do livro Plantas da Floresta Atlântica








Lançamento do livro Plantas da Floresta Atlântica

capa do livroO Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Minas Gerais lançam, em 24 de março de 2010, às 18h, no Herbário do JBRJ, o livro Plantas da Floresta Atlântica. A publicação, com 516 páginas, é resultado das pesquisas de cerca de 200 cientistas brasileiros e estrangeiros, com dados compilados, organizados e padronizados pelos editores João Renato Stehmann, Rafaela Campostrini Forzza, Alexandre Salino, Marcos Sobral, Denise Pinheiro da Costa e Luciana H. Yoshino Kamino. Juntos, eles são também autores da primeira parte do livro, dedicada à riqueza, endemismo e conservação da Floresta Atlântica.
A segunda parte traz as listas de todas as espécies conhecidas da flora do Domínio Atlântico, que se estende pela maior parte da costa brasileira, chegando também à Argentina e ao Paraguai. São dados de 15.782 espécies distribuídas em 2.257 gêneros e 348 famílias, constituindo aproximadamente 5% da flora mundial. Os estudos confirmaram que a Floresta Atlântica tem alta taxa de endemicidade, ou seja, de plantas que ocorrem exclusivamente nela, constituindo-se no quinto hotspot mais rico em endemismo no mundo.
A publicação contou, além do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da UFMG, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e, em sua primeira fase, com o apoio da Conservação Internacional e do Fundo e Parceria para Ecossistemas Críticos (Critical Ecosystem Partnership Fund – CEPF).


Banda Mantiqueira e Edu Lobo se apresentam no Espaço Tom Jobim

Nesta segunda e terça-feira, às 20h30, o Espaço Tom Jobim apresenta show da Banda Mantiqueira, integrando o projeto Bossa Instrumental. Liderada pelo músico e arranjador Nailor Azevedo, a banda preparou um repertório especial para o show, com releituras inspiradas dos sucessos do violonista, cantor e compositor Carlos Lyra, figura notável que não poderia deixar de ser lembrada em um tributo ao gênero musical que ajudou a consolidar. Músicas como "Maria ninguém", "Menina", "Ciúme", "Se é tarde me perdoa" e "Minha namorada", dentre outras, serão executadas com o estilo característico da Banda Mantiqueira. Ingressos a R$ 30,00.
Na quarta-feira, 24 de março, é a vez de Edu Lobo subir ao palco às 20h30, apresentando as canções do álbum Tantas Marés. O ingresso custa R$ 50,00.
A bilheteria funciona de terça a domingo, das 14h às 19h. Estudantes e idosos pagam meia entrada e  assinantes de O Globo e NET têm descontos. O Espaço Tom Jobim fica na Rua Jardim Botânico, 1008. Mais informações: 2274-7012.


Reunião da  Comissão Nacional de Jardins Botânicos

A nova Comissão se reúne pela primeira vez na próxima quarta-feira, 24 de março, das 8h às 13h e das 14h às 18h, na Escola Nacional de Botânica Tropical, localizada  na Rua Pacheco Leão, 2035 – Horto. A Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB) é interministerial, contando também com representantes da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, da Sociedade Botânica do Brasil e de entidades científica da área. É a CNJB que decide sobre a concessão de registro aos novos jardins e pela mudança de categoria às instituições que a solicitarem.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails