terça-feira, 21 de julho de 2009

Mais Ciclovias


As cidades e as bicicletas


Apesar de ser um dos meios de transporte mais populares do País, não existe muita infra-estrutura para andar de bicicleta no Brasil. São 2,5 mil km de ciclovias em todo o território nacional. Mas esse cenário já foi pior: até 2003, eram pouco mais de 600 km, de acordo com o Ministério das Cidades.



Em São Paulo, são apenas 23,5 km para as bicicletas, sendo que a maior parte das ciclovias está dentro dos parques. Para efeito de comparação, em Bogotá, uma cidade que investiu forte na bicicleta como um meio de transporte, já existem 300 km de ciclovias. Amsterdã, a “cidade das bicicletas”, tem 400 km. O Rio de Janeiro, por sua vez, tem a maior quilometragem de ciclovia do Brasil: 140 km. As duas capitais, assim como Curitiba e Brasília, têm projetos de expansão de suas ciclovias. Em Brasília, há um projeto para atingir 600 km até 2010. Se isso acontecer, será a cidade brasileira com a maior pista.


Enquanto as prefeituras prometem esticar suas ciclovias, outra iniciativa começa a aparecer como uma tendência que veio para ficar: o empréstimo das bikes. São Paulo lançou esse serviço em setembro, quando inaugurou o aluguel de 40 bicicletas em quatro estações de metrô. O uso é gratuito na primeira hora e custa R$ 2 nas horas seguintes. Rio de Janeiro também vem investindo: até o fim do ano, a cidade ganhará as primeiras oito estações de bicicleta. A idéia é chegar a 50 estações e 500 bikes.



Fontes:

Um comentário:

  1. Mary, sempre q viajo pra fora penso em como o Brasil tem perfeitas condições de melhorar esse cenário. Invejo locais onde as pessoas se deslocam de bicicleta, pq têm estrutura p isso e são respeitados pelos motoristas do transporte convencional. Na cidade onde moro tal n acontece. Ciclovias só pra lazer. Já tentei me deslocar de bicicleta pela cidade e fui jogada na calçada pelos carros, cujos motoristas mostram má cara. Um perigo! O serviço de aluguel de bicicletas existe tb em vários países e é ótimo. Estive recentemente num país, Vancouver, onde os ônibus possuem na parte externa, mecanismo de transporte de bicicleta. Nada demais, uma chapa na frente q poderia ser adapatada aqui aos nossos, por outro lado a cidade inteira tem ciclovias. Babei c isso e suspirei "Ah, se tivesse na minha cidade". A exigência precisa partir da população pq de graça o governo n faz nd e é assim q as coisas se movimentam, pela vontade e exigência da população.

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails