sexta-feira, 2 de julho de 2010

Biografia - Ronaldinho do Cavaquinho

Biografia - Ronaldinho do Cavaquinho

 






O show de Ronaldinho do Cavaquinho é uma viagem pela história da música instrumental, e do choro, no Brasil a partir do século XIX, pontuada por composições e curiosidades dos grandes mestres do choro.



Ícone de Conservatória - Ronaldinho tem uma história de amor com a cidade onde participa e promove encontros musicais e shows há mais de 10 anos, que fazem parte da cultura-turística da cidade. Ronaldinho do Cavaquinho é conhecido por turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a cidade anualmente.

 
Ronaldo da Conceição Junior nasceu em 14 de novembro de 1971. Carioca da gema, autodidata, iniciou seus estudos nas cordas aos quatorze anos de idade. Com o amadurecimento, foi se transformando num músico de muito talento. Aos vinte e dois anos de idade integrou o grupo Persona, tocando serestas. Sua musicalidade não estava limitada somente a esse gênero musical, precisa enfrentar novos desafios. Passou, então, a tocar em conjunto com excelentes músicos, como Zé da Velha e Silvério Pontes durante três anos, ocasião em que fez sua pós-graduação no cavaco, orientado por esses mestres “experts” no choro. Graduado com louvor, passou a ser convidado a se apresentar em muitos eventos, em vários estados brasileiros.



Ao longo de sua trajetória musical, integrou e participou dos trabalhos de importantes compositores e intérpretes da música popular brasileira, dentre os quais podemos destacar: Ademilde Fonseca, Beth Carvalho, Monarco, Guilherme de Brito, Paulo Marquês, Déo Rian, Ronaldo do Bandolim e Jorginho do Pandeiro. Seguindo sua trajetória, Ronaldinho do Cavaquinho juntou-se ao grupo "Nós no Choro".


E, logo, tornou-se figura central na conhecida e imperdível “Serenoite”, que são realizadas na Praça da Matriz de Conservatória por suas apresentações contando “estórias e histórias” sobre a música, aliadas ao delicioso som de seu cavaquinho.


A proposta de Ronaldinho do Cavaquinho é levar ao público, em geral, o riquíssimo painel das vertentes da sofisticada e popular música instrumental como o choro, maxixe, polca, entre outras, que vem ganhando popularidade e fãs de todas as idades, bem como estimulando jovens interessados em aprender a tocar música instrumental.


Além de ser um virtuoso do cavaquinho, Ronaldinho durante seu show interage com a platéia, conta um pouco da história do Choro e da música instrumental e reverencia grandes mestres como Waldir Azevedo, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, entre outros. Ronaldinho do Cavaquinho é considerado um herdeiro musical de Waldir Azevedo e está se tornando conhecido pelo Brasil afora.





Cantiga por Luciana em Conservatória (Paulinho Tapajós) Ronaldinho do cavaquinho








Por: carismares

De Paulo Tapajós, interpretada em Conservatoria por Ronaldinho, na noite do chorinho: 20 Set 2008. Vídeo de Carlos Alberto Cunha Barros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails