sábado, 3 de julho de 2010

Incentivo à Leitura



Biblioteca em borracharia recebe prêmio de incentivo à leitura




Na periferia da cidade de Sabará, em Minas Gerais, uma borracharia também é biblioteca. Entre pneus, mangueiras e rodas de carros, estantes nas paredes abrigam mais de sete mil livros na Borrachalioteca de Marcos Túlio Damascena. O local faz mais de 220 empréstimos por mês e recebe crianças e adultos de todas as idades. Com este local, Damascena foi um dos ganhadores do Prêmio Viva Leitura 2007, que busca incentivar ações de estímulo à leitura no país. Ele recebeu, na noite desta terça-feira (30), R$ 25 mil da Fundação Santillana, empresa que patrocina o prêmio com apoio do MEC (Ministério da Educação) e do MinC (Ministério da Cultura). O dinheiro garante investir na ampliação da Borrachalioteca e em outras ações de incentivo à leitura.
Damascena, que é borracheiro, diz que teve a idéia de transformar a oficina em biblioteca há cerca de três anos "a partir do gosto pelos livros e com a vontade de transmitir isso para as pessoas". Passou a juntar revistas e jornais, que antes só estavam à disposição dos clientes, e a oferece-los à comunidade. Com o tempo, conta, começou a receber doações de diversos tipos de livros.
Questionado se a imagem de uma borracharia - que tem funcionários com as mãos sujas de graxa - afastaria os leitores, Damascena avalia que não. "Podem até chegar com esse pensamento mas na hora que conhecem e observam como funciona o projeto dão total valor para a gente".
Segundo o borracheiro, uma das vantagens do iniciativa é o prazo de devolução dos livros - de 15 dias, enquanto em uma biblioteca comum o tempo limite é de sete.
O prêmio faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura. Além de reconhecer e divulgar ações de estimulo à leitura, a meta é implantar bibliotecas em todos os municípios do país em dois anos, aumentar o número de livrarias e apoiar o debate e a adoção de mecanismos não restritivos de direitos autorais, entre outras medidas.


UOL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails