Ano da França no Brasil promove debate sobre o desenvolvimento infantil
O Colóquio Cultura e Primeira Infância reunirá especialistas franceses e brasileiros em Brasília, nos dias 15 e 16 de setembro
Qual é o estatuto da jovem criança na família, nas instituições da primeira infância, na sociedade? Qual papel essencial pode ter a cultura no desenvolvimento da criança e na sua integração em meio à coletividade? Como a escola e as instituições atendem às necessidades, exigências e às expectativas dessa primeira idade? Essas e outras questões envolvendo o desenvolvimento das crianças estarão presentes no Colóquio Cultura e Primeira Infância, que acontece de 15 a 16 de setembro, no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília.
O encontro, que integra a programação oficial do Ano da França no Brasil, promoverá, a partir de exemplos concretos, o diálogo entre renomados profissionais franceses e brasileiros da área de psicanálise, lingüística e artes, além de integrantes de organizações não governamentais e jornalistas, permitindo a troca de experiências com o objetivo de alimentar a reflexão sobre as diretrizes das políticas públicas a serviço da primeira infância.
Para o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas, o colóquio é uma oportunidade de reflexão sobre questões como a formação das crianças e jovens proporcionada pelo meio escolar, a sociedade e a família. “Esse encontro permitirá discutir o importante papel da cultura e da diversidade cultural no processo de aprendizagem das crianças e no seu pleno desenvolvimento como indivíduo, que não se encerra na educação formal fornecida pela escola”, defende Dantas.
Uma das mesas-redondas abordará o tema Educação e diversidade cultural. Os participantes vão discutir como a diversidade étnico-racial vivenciada por franceses e brasileiros pode ser apropriada pelas políticas educacionais. “Na França, o convívio com a diversidade cultural é devido à chegada de imigrantes. Assim como no Brasil, com sua população indígena e afro-descendente, a cultura francesa hoje é enriquecida por diversas contribuições multiculturais. O colóquio vai discutir como integrar as problemáticas e os desafios dessa diversidade às políticas educacionais”, afirma Christophe Coffrant, produtor cultural e um dos idealizadores do encontro.
O colóquio contará com a presença de especialistas como o pediatra líbio Aldo Naouri, autor de livros sobre as relações entre pais e filhos; o psicossociólogo francês Jean Epstein, responsável pela formação contínua do pessoal das creches e pediatria dos hospitais da Assistência Pública de Paris; a pedagoga brasileira Ana Lúcia Goulart de Faria, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); a doutora em educação Eloisa Quadros Fagali; o linguista Evelio Cabrejo Parra, diretor-adjunto do Departamento de Linguistica da Universidade Paris VII, na França; além de artistas, dramaturgos e jornalistas.
As inscrições para o colóquio são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico culturaeinfancia@zadig.com.br, enviando o nome completo e telefone de contato do interessado. Ao final do colóquio, os inscritos receberão um certificado de participação.
Serviço:
Colóquio Cultura e Primeira Infância
Data: 15 de setembro, de 8h30 às 18h; 16 de setembro, de 9h30 às 18h
Local: Teatro da Caixa Cultural – SBS Quadra 4 Lote 3/4 – Brasília/DF
Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:
Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.
Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.
Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.
Informações para jornalistas:
Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação
Contatos: (11) 3066-7700 e franca.br2009@entrelinhas.net
As fotos também estão disponíveis em http://www.flickr.com/photos/francabr2009/e os vídeos, em http://www.youtube.com/francabr2009
Fonte: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br/2009/09/12/ano-da-franca-no-brasil-promove-debate-sobre-o-desenvolvimento-infantil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aprovados os comentários:
* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;
* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.