sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Lixo Reciclável Vale Desconto na Conta de Luz" - Projeto EcoAmpla

Projeto Eco-Ampla: lixo reciclável vale desconto na conta de luz

Luana Soares
 
Papel, latinhas, metais em geral, além de plásticos, já estão sendo recolhidos - Foto: Márcio Oliveira   

















Preservar o meio ambiente e, simultaneamente, diminuir o valor das contas de energia elétrica. Essa é a proposta do projeto "Eco-Ampla", da Ampla, empresa distribuidora de energia elétrica em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa prevê beneficiar, em um ano, até 30 mil consumidores. De acordo com o programa, o consumidor poderá trocar parte do lixo que produz por bônus na conta do mês. O primeiro posto, que está em funcionamento há 20 dias, mas será oficialmente inaugurado no próximo dia 25, fica no Horto Florestal do Fonseca, na Zona Norte de Niterói.
Em uma semana foram arrecadados cerca de 400 quilos de resíduos recicláveis. O cliente pode trocar, pelo desconto na cobrança de energia, materiais como papel, papelão, jornal, plástico, garrafas tipo pet, latas, metais (exceto cobre) e óleo vegetal.  Os valores dos resíduos são reajustados de acordo com o mercado.
Todo material recolhido será encaminhado à empresa Novo Rio Comércio de Papéis e Metais, pioneira no setor de reciclagem no Estado. Esta será responsável por revender o material para as indústrias, que irão aproveitar os resíduos.
Em média, cerca de dez consumidores chegam ao posto diariamente. No total, a empresa já contabilizou mais de cem clientes cadastrados. Entre eles, a professora Kilma Cavalcante, que se autodenomina "garota propaganda" da iniciativa.
"Caminho todos os dias aqui no Horto e, curiosa, quis saber o que era esse posto. Desde que descobri, trago sempre o meu lixo e ainda divulgo para minhas amigas. Acho que, com essa iniciativa, estou mais educada com o ambiente; não jogo mais nada no chão e separo tudo. É, sem dúvida, um incentivo para limpar a cidade. Quem vai querer jogar a latinha fora sabendo que ela pode reduzir o valor da conta de luz?", provocou a professora.
Outro que aprovou o projeto foi o motorista Aucledir de Oliveira, de 61 anos. Em sua opinião, nada melhor do que ajudar o meio ambiente e economizar um pouco: "Essa idéia é a concretização do dito popular – Unir o útil ao agradável. Assim, vou ajudar o ambiente e o meu bolso também".
Preço de mercado dos materiais aceitos.
O cliente deverá comparecer ao posto de coleta, na Alameda São Boaventura, 770, Fonseca, munido de CPF do titular da conta de luz e da mesma, preencher o cadastro e retirar seu cartão personalizado. Os resíduos recicláveis têm que estar separados por tipo, serão pesados e se concederá o desconto correspondente à troca na próxima fatura mensal. Não há limite de troca durante o mês. O horário de funcionamento é entre 8h e 12 horas, de segunda a sexta-feira.

O Fluminense

Um comentário:

  1. Hi therе matеѕ, how iѕ all, аnԁ ωhat you want
    to sаy concernіng this paragraph, in my viеω itѕ truly aweѕomе in favог
    of me.
    Here is my blog :: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails