sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Qualificação É Essencial

Só a genética não basta

Qualificação é apontada por especialistas como segredo para manter sucesso de empresas familiares. E, cada vez mais, empresários investem na formação dos filhos que os sucederão na administração

Rio - As empresas  familiares representam hoje 70% dos empreendimentos brasileiros, de acordo com levantamento do Sebrae do Rio. E, como todo bem de família, a tendência é que passem para as mãos dos filhos dos donos.


Para que o processo não resulte em falência, a fórmula é repetida como um mantra por especialistas e por quem já viveu a situação de assumir um patrimônio familiar: qualificação. 

Francisco Marins, gerente de Educação e Cultura Empreendedora do Sebrae, afirma que é preciso, desde cedo, preparar quem vai assumir o comando. “Na hora de passar o negócio para alguém da família, se a pessoa não tiver qualificação, a empresa tende a não ter sucesso, porque está em um processo familiar e não profissional, como deveria ser”, explica Marins.

O principal erro, segundo ele, é fazer uma sucessão automática. Mas o gerente do Sebrae afirma que comerciantes e industriais cada vez mais têm consciência da importância da educação e da qualificação dos administradores para o sucesso da empresa. “O pai percebe que, se isso não acontecer, o império corre o risco de não existir mais depois que ele entregar nas mãos do filho”, diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails