domingo, 5 de abril de 2009

Contador de Árvores da Mata Atlântica

Com apenas 7% de sua cobertura original, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Alarmantes 93% foram destruídos ao longo dos diferentes ciclos econômicos brasileiros – Pau Brasil, cana de açúcar, café e pecuária.








Para sua urgente recuperação e preservação, contamos com a enorme capacidade de auto-regeneração da Mata Atlântica e com os planos de proteção, conservação e recuperação realizados pelo poder público, setor privado e organizações não-governamentais.



Dentro de sua política de restauração e preservação da Mata Atlântica, a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro criou o Programa de Parques Fluviais, destinado ao plantio de milhões de árvores nas margens de rios, como o Guandu. A partir de iniciativas como essa, surgiu a idéia de se contabilizar árvores plantadas pelo governo estadual, prefeituras e entidades da sociedade civil, através do projeto “O Contador de Árvores da Mata Atlântica”, lançado pela Secretaria do Ambiente em setembro de 2008.

O “Contador de Árvores da Mata Atlântica” tem como objetivo incentivar, fortalecer e monitorar o plantio de árvores no Rio. Mostra, por exemplo, quais espécies a sociedade, em parcerias variadas, será capaz de plantar para a recuperação da Mata Atlântica.


O projeto é uma escultura viva, confeccionada com espécies da Mata Atlântica, instalado no Jardim Botânico. Nele, há um contador digital para quantificar o número de árvores plantadas, com atualização quinzenal. Ao seu lado, há uma placa informativa com, entre outras, os endereços eletrônicos da Secretaria do Ambiente (www.ambiente.rj.gov.br) e do Jardim Botânico (www.jbrj.gov.br) onde a população poderá acompanhar quantas e quais espécies de árvores já foram plantadas, desde janeiro de 2007. O “contador de árvores” foi elaborado pelo designer Roberto Lacerda e a execução é de Bruno Resende.


Neste site, podem também ser encontradas as espécies nativas da Mata Atlântica recomendadas para plantio.

Caso sua empresa, ONG ou prefeitura queira participar e divulgar sua iniciativa, envie e-mail para contadordearvores@ambiente.rj.gov.br ou telefone para (21) 2332 6145 / 2332 6142.

##############################################################



Riqueza Verde






Pela extensão que ocupa do território brasileiro – em especial no Estado do Rio de Janeiro – e pela sua rica biodiversidade, a Mata Atlântica apresenta um conjunto de ecossistemas com processos ecológicos interligados e frágeis.




As formações do bioma da Mata Atlântica são constituídas pelas florestas Ombrófila Densa, Ombrófila Mista (Mata de Araucária), Estacional Semidecidual e Estacional Decidual e os ecossistemas associados, como manguezais, restingas, brejos interioranos, campos de altitude e ilhas costeiras e oceânicas.

Apesar de toda a pressão que sofre a Mata Atlântica, os habitantes do estado ainda usufruem dos serviços ambientais prestados pela floresta: cerca de 100% da população do do Rio de Janeiro usam a água nascida em suas florestas.


Mais do que nunca, é urgente a sociedade fluminense e todos os amantes do verde se mobilizarem pela recuperação desse rico patrimônio ambiental do Brasil. Nossa meta é chegar a 20 milhões de árvores plantadas até 2010.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails