terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia Mundial do Escoteiro - 23 de abril

O escotismo, ou escoteirismo, foi fundado pelo general britânico Lord Robert Baden-Powell (1857-1941), que escreveu e ilustrou o Primeiro Manual do Escoteiro, em 1908.


É uma organização mundial de educação extra-escolar para meninos e jovens que busca disseminar o espírito comunitário, valorizar a ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.


Através da recreação, o escotismo alcança a sua principal finalidade: ajudar os jovens a se desenvolver física, intelectual, social e espiritualmente.


Uma Ajuda Não Custa Nada



Conta-se que um dia, em 1909, em Londres, um visitante americano chamado William Boyce se perdeu no meio da neblina. Aproximou-se dele um menino, perguntado se podia lhe ser útil em alguma coisa.


O homem disse que sim, explicando que pretendia encontrar um endereço no centro da cidade.


"Vou levá-lo até lá", disse o garoto, porém o homem já puxava do bolso dinheiro para uma gorjeta quando o menino disse: "Não, obrigado, eu sou um escoteiro. Não aceitaria nada por dar uma ajuda".


O homem ficou conhecendo ali, através do menino, o que era um escoteiro e foi levado a conhecer Lord Baden-Powell e a sede do Escotismo Britânico.


Boyce foi para os Estados Unidos levando os princípios de que tomou conhecimento e fundou Os Escoteiros da América. Dali em diante, grupamentos de escoteiros apareceram por todo o mundo, inclusive de meninas.



A Flor-de-Lis



A flor-de-lis, a insígnia que representa o escotismo, já havia sido usada por Baden-Powell em seu regimento militar, quando lutou na Índia, em 1897. Ela é encontrada sob várias formas em inúmeras associações de escoteiros pelo mundo, simbolizando os princípios do escotismo, as virtudes que devem ter os escoteiros, principalmente estar sempre alertas e prontos para a boa ação diária.


Aqui encontram-se informações sobre o Escotismo no Brasil, propósito, método, princípios e promessa do escoteiro e do lobinho.


aqui encontra-se tudo sobre o prêmio Scout Merit on the World Wide Web, o prêmio oferecido aos melhores websites sobre Escotismo. Pra quem gosta de expedições, é só dar um clique, aqui no site, no ícone Testando e conhecer o Manual de Sobrevivência na Selva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails