terça-feira, 14 de abril de 2009

Barista


CONCURSO VAI SELECIONAR EQUIPE


"BARISTAS CAFÉS DO BRASIL 2009/2010"





Inscrições estão abertas até dia 15 de abril.


Serão selecionados dois times que apresentarão os Cafés do Brasil no mundo.




Os baristas, especialistas no preparo de café 'espresso', passam a fazer parte das ações do calendário 2009/2010 do PSI - Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, realizado pela Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café. A escolha e contratação das duas duplas - times titular e reserva - será feita através do concurso 'Equipe de Baristas Cafés do Brasil 2009/2010' (Brazilian Barista Coffee Team), que está sendo organizado pela ABIC.


As inscrições, gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas até o dia 15 de abril pelo online (clique aqui), e após a leitura cuidadosa do regulamento completo. A ficha de inscrição deverá ser preenchida com a inclusão de um currículo detalhado (e elaborado de acordo com os critérios de seleção), e fotos e/ou vídeos do candidato deverão ser enviados após a conclusão da inscrição com identificação do candidato para o e-mail mailto:baristas@abic.com.br

A coordenação do concurso fará uma pré-seleção, com base na análise do perfil e qualificação dos inscritos, e indicará 10 finalistas do sexo masculino e 10 do sexo feminino que realizarão uma prova presencial, na sede do Sindicafé-São Paulo (Praça Dom José Gaspar, 30 - 21º andar - Centro - São Paulo-SP), em data e horário a serem divulgados. Todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação correm por conta do candidato interessado.

Os grupos masculino e feminino serão classificados na ordem do 1º ao 10º colocado. O 1º colocado do grupo masculino e a 1ª colocada do grupo feminino formarão o time titular. Os segundos colocados de cada grupo formarão a equipe reserva, que poderá ser convocada nos casos de impossibilidade dos titulares.

Critérios da pré-seleção

A pré-seleção dos inscritos será feita por um júri de quatro experts escolhidos, que irá avaliar o potencial de cada inscrito. No regulamento estão todos os detalhes e pontos do que será avaliado.

Serão levados em consideração critérios como: Formação - serão valorizados cursos e workshops relacionados ao café e formação do barista; Experiência - serão valorizados os locais onde atuou e há quanto tempo desenvolve a atividade; Títulos e Prêmios/Colocação em Concursos - serão valorizados os prêmios ou a colocação obtida em concursos de baristas (comprovação é obrigatória); Habilidades Performáticas - descrição de cursos e habilidades performáticas que podem colaborar com uma interação diferenciada com o público; Idiomas - como os vencedores participarão de atividades no exterior, o domínio de idiomas é decisivo. Requer-se, no mínimo, fluência em Inglês (a falta de fluência em inglês poderá desclassificar o candidato); Disponibilidade para viagens - é pré-requisito para a escolha a disponibilidade para viagens no Brasil ou para o exterior; e Referências pessoais e profissionais.
Prova presencial: teórica, prática e oral. A prova presencial contará com apoio técnico da ACBB - Associação Brasileira de Café e Barista e será composta de três modalidades, todas realizadas no mesmo dia.
As duas primeiras modalidades são: Prova Teórica, com 8 questões sobre café (20 minutos), e Prova Prática, na qual o candidato deverá preparar em 15 minutos, para avaliação do júri, 4 cafés espressos, 4 cappuccinos e 4 drinques de assinatura à base de 'espresso', e servir corretamente aos 4 juízes sensoriais que avaliam e dão notas para qualidade e apresentação das bebidas. Além de técnica, os candidatos têm que mostrar que entendem de café e, durante a apresentação, explicar, por exemplo, sobre a escolha do blend, origem dos grãos, características da produção, colheita, torra e moagem. A terceira modalidade da prova é um Teste Oral para comprovação da fluência em inglês (20 minutos).

Na prova presencial, cada jurado atribuirá notas de zero a 10 para os seguintes itens: forma de servir, qualidade e apresentação das bebidas; conhecimento sobre café, mediante resultados da prova teórica e explanação durante a apresentação acerca de regiões produtoras, blends, características da produção, colheita, torra e moagem; apresentação performática durante o preparo e ao servir as bebidas; teste oral de domínio do idioma Inglês e outros idiomas, e simpatia e empatia.


Sobre o PSI

O Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados da Apex-Brasil tem sido fundamental para fomentar as vendas mundiais, e com maior valor agregado, de cafés em grão torrado ou moído produzidos no Brasil.

A exportação com marca brasileira é uma iniciativa muito recente, que assumiu uma característica de negócios consistentes a partir de 2002, quando foi firmado o primeiro convênio entre a Apex-Brasil e a ABIC. Nesses sete anos, em função das ações do PSI, as vendas aumentaram em quase 800%: de US$4 milhões, em 2002, para US$35,6 milhões, em 2008.

O novo convênio firmado entre Apex-Brasil e ABIC, com validade até 2010, prevê novas estratégias para a inserção dos Cafés do Brasil em diferentes mercados e também junto à alta gastronomia, principal porta de entrada para os cafés gourmet. Daí a grande importância do Brazilian Barista Coffee Team.

Mais informações sobre o Concurso podem ser obtidas diretamente na ABIC, pelo telefone (21) 2206 6161, com Christianne Monteiro ou Pablo Carmelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails