quinta-feira, 9 de abril de 2009

" Desenhista "- O Profissional

Os profissionais

Segundo o Dicionário Aurélio, desenhista é aquela pessoa que sabe "exercer a arte do desenho", ao expressar figuras sobre uma superfície através de traços, pontos ou manchas, com a finalidade de provocar uma impressão lúdica, científica ou técnica. Cabe ao desenhista a capacidade de trabalhar representações visuais, sob os valores da luz e da sombra, delineando os contornos de uma imagem.

Os desenhistas profissionais, que não deixam de ser, de certa forma, mestres no que fazem, podem atuar em diferentes campos, inclusive, se quiserem, como artistas também. Nada impede.

Para o desenhista técnico, a ferramenta de trabalho Computer Aided Design ou, simplesmente, CAD, tornou-se essencial. Entre seus inúmeros recursos, está o processador eletrônico que possibilita editar textos e elementos gráficos, sem precisar recorrer à régua, transferidor, compasso ou esquadro. Os que usam o CAD passaram a ser chamados de "cadistas".

Geralmente eles executam, na prancheta ou no computador, os produtos idealizados e calculados por engenheiros, matemáticos e arquitetos, nos mínimos detalhes. Devem mostrar todos os ângulos do objeto, além de especificar materiais e medidas.

Existem muitos cursos técnicos de desenho e, em nível superior, o curso de desenho industrial é um caminho para quem gosta de desenhar e não vê nisso apenas um hobby.

O curso de Desenho Industrial tem duas habilitações: projeto de produto e programação visual. A primeira se dedica à criação de objetos e os alunos aprendem noções sobre sua utilização, funcionalidade e beleza, além de informações sobre materiais. Projetam as formas de produtos como eletrodomésticos, utensílios de cozinha, objetos de escritório, móveis, etc. Já a segunda se concentra na concepção de marcas, logotipos e projetos editoriais, focalizando a melhor maneira gráfica de passar uma idéia.

O programador visual ou designer gráfico pode criar e executar projetos visuais de publicações, sites de internet, capas de livros, símbolos, diagramação de jornais, vinhetas de TV e anúncios publicitários.

Para quem deseja ser desenhista industrial, aí vão mais duas informações: o curso tem duração de quatro anos e, por ser o mercado muito competitivo, cursos de especialização, conhecimento de línguas e familiaridade com computadores são diferenciais importantes.

No Brasil, existem cerca de 70 universidades que oferecem o curso, as quais você pode consultar no site do guia do estudante na internet.

Há também o curso técnico de desenho industrial (nível médio) que o Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Campina Grande (Paraíba) oferece. A página do SENAI na internet é http://www.senai.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails