quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dia Mundial do Desenhista - 15 de abril




No Brasil, dois desenhistas com seus personagens famosos se destacaram: Mauricio de Sousa e Daniel Azulay. Mauricio, "pai" da turma da Mônica, começou a desenhar ainda em criança. Mas alguns personagens da turma, como o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha, foram criados em 1959 quando ele trabalhava como repórter policial no jornal Folha da Manhã.






No mesmo ano, ele deixa o cargo de repórter para ser assumir o de desenhista. Novas tirinhas iam surgindo e nelas novos personagens como Chico Bento, Cebolinha, Piteco e Penadinho.







A revista da Mônica é lançada em 1970, alcançando a tiragem de 200 mil exemplares. Dois anos depois, nascia a revista Cebolinha e nos anos seguintes a do Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho. Se você quiser saber mais sobre a turma da Mônica, visite o site http://www.monica.com.br/.







Já Daniel Azulay criou o capitão Cipó e a turma do Lambe-Lambe. Esta não ficou só nos quadrinhos. Ganhou o formato televisivo, com o programa "Turma do Lambe-lambe", exibido durante dez anos pelas TVs Educativa e Bandeirantes. Além de criar tais personagens, Daniel montou oficinas de desenho que hoje funcionam em sistema de franquia com várias lojas no Rio de Janeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails