Dia do Descobrimento do Brasil - 22 de abril
Nos idos de 1500, Portugal, um pequeno país do Oeste Europeu, bem entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, conseguiu construir o que se chamou Império Português Ultramarino (quando acumulou fora do continente europeu territórios sob seu domínio, entre eles o Brasil). Esse imperialismo, que também foi seguido pela Espanha, foi resultado, entre outros motivos, do interesse científico na exploração marítima, do interesse de ampliar o comércio com o Oriente e da vontade de estender domínios e religião por terras não-cristãs.
Como as caravelas foram para o mar
A Escola de Sagres, uma espécie de Universidade que surgiu em Portugal no século XV, reunia geógrafos, astrônomos, pilotos e outros sábios da época e conseguiu juntar a investigação e o conhecimento de náutica necessários para o planejamento das longas viagens. O uso de caravelas, embarcações altas na proa e baixas na popa, de três ou quatro velas, possibilitaram mais segurança para os grandes percursos, assim como o aprimoramento de instrumentos como a bússola (inventada pelos chineses, aperfeiçoada pelos portugueses) e o astrolábio (inventado na Grécia, indicava a posição do sol no horizonte).
Fonte: www.projetomemoria.art.br
Leia mais:
Existem muitas versões em torno do assunto do descobrimento da terra que se chamaria Brasil, nome que se originou de nossa primeira mercadoria comercializada pelos descobridores: pau-brasil.
Existe o questionamento se realmente, pelo nível de conhecimento técnico que já possuíam, os portugueses poderiam ter se desviado da rota às Índias e alcançado o Brasil, assim por acaso.
Mas pelos registros históricos, foi certamente através da carta de Pero Vaz de Caminha*, conhecido como escrivão daquela expedição, que o rei de Portugal, D. Manuel I, soube da notícia da descoberta.
Ali, no sul da Bahia, o Brasil foi batizado de Ilha de Vera Cruz e em terra, no dia seguinte, os portugueses fizeram os primeiros contatos amistosos com os habitantes do local, os tupis e tapuias (que é como os colonizadores classificaram os primeiros nativos encontrados e que habitavam o litoral brasileiro).
*A carta original de Pero Vaz de Caminha foi encontrada em 1793, no arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, onde se encontra hoje.
Fonte: www.klickeducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aprovados os comentários:
* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;
* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.