terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais - 23 de abril



© UNESCO 2008







Portal UNESCO [inglês] [francês] [espanhol]





Para o ano de 2009, a UNESCO sugere que seja explorado o vínculo entre o livro e a educação, com ênfase sobre o papel do livro no desenvolvimento de uma educação de qualidade e sua relação com os direitos humanos.




No dia 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes, Shakespeare e o Inca Garcilaso de la Vega. Na mesma data nasceram - ou morreram - outros escritores eminentes como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo. Por este motivo, a data tão simbólica para a literatura universal foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e a seus autores, e estimular a todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a valiosa contribuição dos criadores ao progresso social e à cultura.




A idéia desta celebração partiu da Catalunha (Espanha), onde neste dia é tradição dar uma rosa ao comprador de um livro.



O êxito desta iniciativa depende fundamentalmente do apoio que recebe dos meios interessados (autores, editores, livreiros, educadores e bibliotecários, entidades públicas e privadas, organizações não-governamentais e meios de comunicação), mobilizados em cada país pelas comissões nacionais, por redes especializadas, associações, centros e clubes UNESCO, redes de escolas e bibliotecas associadas e outros que se sentirem motivados para participar desta festa mundial.




© UNESCO Pôster do dia 2009










###############################################







Direitos Autorais e Leitura





A proteção dos direitos autorais é essencial para aprimorar a criatividade individual, para desenvolver as indústrias culturais e para a promover a diversidade cultural. A pirataria e a violação das leis dos diretos autorais destroem os incentivos para a criação e distribuição de produtos culturais locais em todos os países e revelam a necessidade de que esforços sejam feitos para encorajar a criatividade e fomentar o desenvolvimento sustentável.



A UNESCO está comprometida na promoção da proteção dos direitos autorais desde muito tempo (Convenção Universal de Direitos Autorais foi adotada com o apoio da UNESCO em 1952). A Organização tem promovido a conscientização e o respeito pelos direitos autorais em todas as áreas de criação e das indústrias culturais, e conduz, no plano da Aliança Global para a Diversidade Cultural [Global Alliance for Cultural Diversity] ao aumento desta conscientização e à implementação de projetos de capacitação. A UNESCO também está particularmente envolvida no desenvolvimento de novas iniciativas na luta contra a pirataria.



A revolução digital tem afetado a proteção dos direitos autorais e a UNESCO se propõe a contribuir com o debate internacional sobre esta questão, levando em consideração a perspectiva de desenvolvimento e prestando especial atenção à necessidade de se manter um equilíbrio justo entre os interesses dos autores e os interesses do público em geral ao acesso ao conhecimento e à informação.











Temas relacionados:





Legislação em Direitos Autoriais Línguas: português, inglês, francês, espanhol





Luta Contra a Pirataria Línguas: inglês, francês, espanhol








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails