quarta-feira, 14 de julho de 2010

Horto Botânico do Fonseca

Assaltos no Horto do Fonseca estão com os dias contados


Segundo a população, criminosos agiriam livremente pela região,
 principalmente durante a noite.
 Foto: Júlio Silva


Administração do Jardim Botânico de Niterói divulga projeto para a instalação de câmeras de segurança no local, que tem uma área de 258 m². Clique no link  e assista ao vídeo na TV O FLU



A frequente sensação de insegurança dos frequentadores do Jardim Botânico de Niterói, mais conhecido como Horto do Fonseca, pode estar com os dias contados. Isto porque, uma parceria entre a administração do parque e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras, que tem por objetivo aumentar o número de mudas de Mata Atlântica produzidas no local, prevê também a instalação de cerca de 20 câmeras de segurança na área. O projeto, que deve ser assinado em um mês, também visa a construção de um muro que feche todas as ligações da área com as ruas do bairro.



O Horto do Fonseca tem uma área de 258 m² e é o destino principal de quem mora na região e gosta de praticar atividades físicas. Esse é o caso do professor Silvio Guimarães, de 56 anos, que caminha no local há 20 anos e foi vítima de um assalto no mês passado. Ele foi abordado por dois homens armados enquanto fazia sua caminhada.



“Agora só venho caminhar sem nenhum pertence de valor”, contou Silvio, que, na ocasião, estava acompanhado de dois amigos.



A dona de casa Ambrosina Costa, de 73, também teme a violência no local. “Evito ir para a área deserta, a mais alta do parque, quando venho caminhar à tarde”, revela.



Para ela, a instalação das câmeras vai dar mais tranquilidade para os frequentadores.



Segundo o administrador do Horto, Leonardo Reis, a segurança é uma de suas preocupações. “É uma área muito grande e difícil de ser monitorada”, informou.



Atualmente o Jardim Botânico conta com o patrulhamento de dois guardas municipais ambientais e de cinco seguranças patrimoniais.



O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente coronel Ruy França, informou que o patrulhamento da região ainda não foi inicado, mas adiantou que um tenente já foi designado para analisar a melhor forma para aplicação do efetivo policial na área.



O delegado da 78ª DP (Fonseca), Reginaldo Guilherme da Silva, informou que o número de ocorrências de assaltos do Horto é pequeno, já que “as vítimas não devem procurar a delegacia”. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a maio deste ano já foram registradas 275 ocorrências de roubos a transeuntes no Fonseca.



Tiroteio após flagrante



No dia 9 de junho, um tiroteio assustou visitantes do Horto do Fonseca. Uma dupla de suspeitos se preparava para assaltar frequentadores do espaço quando foi flagrada por um segurança. Houve confronto e durante a troca de tiros um dos suspeitos conseguiu fugir. Um menor de 16 anos acabou apreendido.



Na época, o administrador do Horto, Leonardo Reis, já pedia mais policiamento. “Solicitei ao comandante do 12º BPM (Niterói) uma viatura para fazer ronda aqui no Horto”.



Eficiência comprovada



Em outubro de 2008, assustados com o número de assaltos no bairro, parte da população da Boa Viagem, na Zona Sul de Niterói, elaborou um projeto para a instalação de câmeras. Após quase dois anos de espera, em junho deste ano o sistema começou a funcionar.



Após um mês, a central de monitoramento, localizada em um dos 32 condomínios que custeiam o projeto, gravou imagens de uma tentativa de assalto no bairro. O vídeo foi encaminhado para a Polícia.



 Por: Fernanda Alves

6 comentários:

  1. Hi, і thinκ that i ѕаω you visiteԁ my
    websіte thus i came tο “return thе favor”.
    I'm trying to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!
    Also visit my site - just click the next website page

    ResponderExcluir
  2. Ηi! I've been reading your weblog for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Porter Texas! Just wanted to tell you keep up the great job!

    Here is my site: ltdlove.com

    ResponderExcluir
  3. We woulԁ advοcate stoppіng
    by thе helpful site fоr far mоre
    informatiοn аnd faсts.

    my webpage; rbpi.in

    ResponderExcluir
  4. WOW just what I was searching for. Cаme hеre
    by sеarching for nοtiсiários

    My web blοg ... please click the up coming document

    ResponderExcluir
  5. What's up, its pleasant piece of writing about media print, we all understand media is a impressive source of facts.

    Feel free to surf to my web page: http://pianotune.com.au/node/448911

    ResponderExcluir
  6. Рretty pοrtion of content. I juѕt ѕtumbled
    upon your ωebѕite and іn аcceѕsion сaρitаl to аssегt that
    Ι get actuallу еnϳoyed aсcount yοur blog pοsts.
    Anу way I'll be subscribing to your feeds and even I success you get right of entry to constantly fast.

    Also visit my weblog: joozr.com
    my site: http://redriverbiz.com/

    ResponderExcluir

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails