sábado, 7 de agosto de 2010

MAI - Museu de Arqueologia de Itaipu

Programão deste sábado é em Itaipu, em Niterói

Itaipu tem um museu de arqueologia que foi criado em 1977.

É uma praia cercada de montanhas e dunas de areia.
 
 


O programão do RJTV deste sábado é em Itaipu, Niterói. Pela ponte Rio - Niterói, segue-se em direção à região litorânea e se chega á Itaipu que, em tupi guarani, quer dizer "pedra que canta". É uma das praias mais primitivas de Niterói, cercada de montanhas e dunas de areia.



Quem vier fazer este programão, além de curtir a beleza selvagem da praia de Itaipu, pode pagar apenas R$ 2 e conhecer um pouco da história da nossa terra num período bem anterior à chegada dos descobridores portugueses.



O MAI - Museu de Arqueologia de Itaipu - foi criado em 1977 e funciona numa casa onde no século dezenove a igreja católica fazia recolhimento de mulheres que queriam seguir a vida religiosa. O museu está com a exposição "percursos do tempo - revelando Itaipu".



São ornamentos e peças de trabalho de povos que viveram aqui há milhares de anos. A mostra também tem esta canoa de século dezenove e pedaços de cerâmica com mais de 300 anos.



Se o tempo estiver bom, vale dar um mergulho nas águas límpidas da lagoa de Itaipu e depois comer aquela muqueca em um dos vários restaurantes que ficam na praia.



O próximo passo deste programão é pegar uma balsa, atravessar a lagoa de Itaipú em direção à camboinhas e conhecer uma tribo indígena tupi guarani.



A tribo tekoá mboy ty tecoá boitê, que significa semente, veio de Paraty Mirim em 2008 e se instalou nesta área que, segundo o cacique Darci Tupã, foi um grande cemitério indígena.



São 63 índios que vivem em 23 ocas. A aldeia tem escola, onde as crianças aprendem português e tupi guarani. E os visitantes podem comprar objetos artesanais e conhecer a vida desse povo preserva a sua história sem deixar de interagir com outras culturas. Não é a toa que os cântigos indígenas são acompanhados por rabeca e violão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* ofensivos/com palavrões;
* não relacionados ao tema do post;
* com SPAM;

* Para outros assuntos:
Entre em Contato - rosemaryqsilva@gmail.com.br
* Todos os comentários serão respondidos AQUI.
* Comente, opine, discorde, concorde etc. Por favor, sugira por e-mail.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails